29º Encontro dos Auditores Aposentados e Pensionisas. Confira aqui os melhores momentos do evento!

Premiado pelo PGP-PR, projeto Cidade Limpa estimula a coleta seletiva

Desenvolvido pelo município de Cafelândia, Cidade Limpa oferece soluções sustentáveis e baratas para o processo de coleta seletiva do lixo

Criado em 2019, o Projeto Cidade Limpa foi desenvolvido no município de Cafelândia, no oeste do Paraná.  A cidade produz cerca de 10 toneladas de lixo por dia, e o projeto foi criado para oferecer soluções sustentáveis e baratas de coleta seletiva. No programa, parte do lixo é transformado em composto orgânico e a outra parte vai para o destino correto de materiais recicláveis. O engenheiro ambiental responsável pelo projeto, Giovano Eleotério , conta como o Cidade Limpa funciona:

- O projeto iniciou em junho de 2018, hoje ele conta com 64 associados pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Cafelândia. O projeto  faz limpeza pública e de boca de lobo, coleta de lixo orgânico e resíduos recicláveis.

Para a realização do projeto, a comunidade se organiza em equipes. As atividades realizadas diminuíram os enormes custos relativos ao transporte de rejeitos sólidos. Além de oferecer um destino correto para o lixo produzido, o programa oferece serviço e renda para pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social, através da Associação de Catadores. São sessenta associados que recebem mensalmente por produtividade. Edna de Melo, que participa do programa, elogia o projeto:

- É um projeto muito bom, né? Para nós da Associação melhorou muito. O nosso salário praticamente dobrou. A estrutura melhorou 100%, estão construindo equipamentos. Tá 100% esse projeto melhor para todos nós!

A integração entre a preocupação ambiental e social fizeram com que o projeto conquistasse o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná, uma das premiações mais importantes desse segmento no Brasil! O prefeito de Cafelândia, Estanislau Mateus Franus, comenta os bons resultados do programa:

- O nosso município de Cafelândia celebrou esse convênio com a associação dos catadores, gerando 70 empregos, renda mais digna e melhor qualidade de vida. A nossa cidade está mais limpa, mais acolhedora e o povo está mais feliz. Como gestor público estou muito feliz e realizado por implantar esse programa pioneiro no estado do Paraná.