29º Encontro dos Auditores Aposentados e Pensionisas. Confira aqui os melhores momentos do evento!

Projeto Acolhida aos Imigrantes e Refugiados promove a integração dos imigrantes na comunidade

Desenvolvido pelo município de Sarandi, no norte do Paraná, o Projeto Acolhida aos Imigrantes e Refugiados foi criado em 2018 com o objetivo de promover a integração dos imigrantes e refugiados na comunidade. Entendendo as dificuldades que eles enfrentam para entrar no mercado de trabalho e se relacionar com a comunidade local, o município passou a oferecer material didático e aulas de educação básica de Língua Portuguesa. Antes mesmo de entrarem no projeto, os imigrantes realizam um cadastro com informações sobre o seu nível de escolaridade. A coordenadora do projeto, Elena Maria, explica a importância dessa etapa para o desenvolvimento do aprendizado:

– Temos que nos atentar que existe um público de imigrantes que são enfermeiros e até médico veterinário. Então temos que tomar muito cuidado porque às vezes vamos com essa percepção de que vamos educar, mas não é assim, nós só vamos ensinar eles a falarem a nossa língua, porque eles já são alfabetizados.

Isento de recursos financeiros governamentais, os custos do projeto são financiados por doações. O curso com duração de dois anos atende cerca de 150 imigrantes de várias nacionalidades e já apresenta bons resultados. É o caso de Jean Merilan, que já consegue falar de forma fluente o nosso idioma e comenta a importância do projeto:

– O mais importante desse projeto é que quando as pessoas chegaram não tinham família, não tinha ninguém, daí o projeto de acolhimento foi muito legal. Nós ajudamos a fazer os documentos e orientamos a fazerem cursos para conseguirem empregos.

A eficácia e os resultados fizeram com que o projeto conquistasse o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná, uma das premiações mais importantes desse segmento no Brasil!  O Prefeito de Sarandi, Walter Volpato, ressalta a importância do Prêmio para o reconhecimento do município:

– É com muita alegria que recebemos esse prêmio, pois simboliza que as atividades que o município vem exercendo são de valores sociais e estão agregando aos refugiados.

CONFIRA O PROGRAMA BOM GESTOR PÚBLICO SOBRE ESSE PROJETO: