Notícias

Imagem

Conheça os 52 projetos contemplados pelo PGP-PR e como eles impactam seus municípios!

Foram entregues troféus, certificados de reconhecimento e menções honrosas

Nesta terça-feira (12), em Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), foram entregues os Troféus, as Menções Honrosas e os Certificados de Reconhecimento da 7ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR). Confira um pouco mais sobre cada uma das iniciativas premiadas neste ano:

  • TROFÉU MELHOR DO ANO

Foi concedido a capital paranaense, pelo Plano de Recuperação de Curitiba. Com o diagnóstico da situação fiscal do município, que era restrito ao pagamento de despesas obrigatórias, o projeto criou 12 propostas destinadas a assegurar que os gastos públicos assumissem uma trajetória de sustentabilidade.
 

  • TROFÉU TEMA DO ANO – URBANISMO

Foi entregue ao município de Ubiratã, pelo projeto Cantinho Feliz do Brasil Entre Os Lados Do Paraná. O projeto melhorou as condições dos bairros periféricos, com obras de urbanização, segurança e embelezamento. Isso fez com que as pessoas também cuidassem mais de suas residências.
 

  • TROFÉU TECNOLOGIA, SEGURANÇA E AMBIENTE ESCOLAR: RELAÇÕES INDISSOCIÁVEIS

Foi entregue ao município de Paranavaí, pela execução do projeto Tecnologia, Segurança e Ambiente Escolar: Relações Indissociáveis. Utilizando a tecnologia na gestão do ambiente escolar, a iniciativa criou o registro de frequência dos alunos por meio de reconhecimento facial e implantou o diário de classe online, pensando na segurança e na frequência escolar dos alunos.
 

  • TROFÉUS PRÊMIO GESTOR PÚBLICO PARANÁ

Apucarana | A Re (Inovação) Tecnológica nas Escolas e CMEI’S da Rede Pública de Ensino de Apucarana
Com a necessidade de acompanhar as inovações, o projeto aliou a tecnologia ao processo de aprendizagem, descentralizando os laboratórios de informática, utilizando carrinhos que levam para as salas equipamentos para as aulas de informática.

Araucária | Psicomotricidade e Afetividade: O Comprometimento Afetivo no Fazer Pedagógico – Formação In Loco
Com dificuldades em garantir uma formação continuada para os profissionais da educação infantil, o projeto visitou cada unidade de ensino para analisar as suas condições e realizar um planejamento individual para uma educação mais eficaz. 

Bituruna | Projeto Mais Pinhão
Com a necessidade de combater o desmatamento e ampliar a capacidade produtiva, o projeto usa uma técnica que reduz o tempo de produção de pinhão. A iniciativa garante o crescimento econômico e a preservação ambiental.

Braganey | Programa Viver Melhor em Braganey
Com a falta de estímulo ao esporte, lazer e cultura, o projeto reestruturou os espaços públicos para incentivar projetos das outras secretarias. A iniciativa beneficiou diretamente 79% da população de todas as idades e gêneros. 

Cascavel | Território cidadão – Cascavel desenvolvimento territorial
Com a vulnerabilidade dos espaços territoriais, o projeto criou um Sistema de Atualização Automática dos Diagnósticos Comunitários e fez recortes territoriais, para em seguida realizar ações integradas das áreas da administração pública.

Colombo | Participação popular no planejamento municipal em saúde e implantação do protocolo de atenção à saúde da mulher
Com o objetivo de incentivar a participação popular no planejamento, o projeto criou Oficinas Locais de Saúde nas unidades básicas para receber propostas que são encaminhadas e incorporadas no Plano Municipal de Saúde.

Iretama | Escolinha Craques do Futuro de Iretama
Para que as crianças não fiquem nas ruas, o projeto passou a oferecer estrutura adequada, material esportivo de qualidade e profissionais capacitados para que crianças e adolescentes desenvolvam uma formação esportiva adequada. 

Mandaguari | Lupa Legislativa
O projeto possui o objetivo de desenvolver a função fiscalizadora da Câmara Municipal de forma transparente, possibilitando o aperfeiçoamento do controle externo da Administração Pública direta e indireta.

Mandirituba | Aplicativo Sala do Empreendedor de Mandirituba
Para facilitar a organização dos documentos dos pequenos empreendedores, o projeto criou um canal de comunicação entre o empreendedor e a prefeitura, oportunizando vagas de curso, aperfeiçoamento e notícias.

Maringá | Parque de Cordas
O projeto criou espaços de lazer infantil que estimulam o desenvolvimento das habilidades motoras e também sociais das crianças e diminuem o risco de acidentes, graças a utilização de equipamentos feitos com cordas e de elementos amortecedores de impacto em caso de quedas.

Ponta Grossa | Cultivar Energia – Horta Comunitária Conjunto Habitacional Costa Rica
Como forma de promover geração de renda, sustentabilidade e acesso a alimentação saudável, o projeto foi desenvolvido em parceria com a Copel e a comunidade, com o plantio na horta coletiva e venda das hortaliças.

Quatro Barras | Ensinar para proteger 2019
Para promover a mudança cultural, o projeto desenvolve ações educativas de cidadania aos alunos da rede pública, conscientizando as crianças sobre medidas preventivas de segurança dentro e fora da escola.

Santa Terezinha de Itaipu | Cultivando Saúde e Saberes
Com mais de 60 espécies de plantas medicinais, o projeto criou uma horta comunitária para utilização de maneira educacional, resgatando o conhecimento e mostrando os benefícios das plantas para o tratamento de doenças como hipertensão, diabetes, entre outras.
 

  • CERTIFICADOS DE RECONHECIMENTO

Altamira do Paraná | Projeto Doação de Sangue ¬
Com um baixo índice de doadores de sangue, o projeto estabeleceu a meta de 15 doadores por mês. Em 2018, por meio da divulgação e oferta de Café VIP e Transporte Exclusivo no dia da doação, a meta foi superada em 40%.

Alto Paraná | Incremento na Arrecadação com Tecnologia de Geoprocessamento 
Com dificuldades na cobrança do IPTU, o projeto utilizou a tecnologia para aumentar a arrecadação e detectar imóveis irregulares. Em 2019, com o dobro de unidades imobiliárias, a previsão é de um aumento de 56% na arrecadação. 

Apucarana | Ambulatório de Especialidades Dermatológicas 
Com 1900 pacientes na fila de espera em dermatologia, o projeto investiu na atuação de residentes e na formação de profissionais especialistas. Nos primeiros quatro meses de iniciativa, foram realizadas 2169 consultas.

Cafelândia | Programa Cidade Limpa com Inclusão Social e Responsabilidade Ambiental
Com o custo elevado para destinar os lixos para aterros sanitários, o projeto criou um sistema integrado de soluções no que tange à coleta de materiais recicláveis, gerando emprego e renda às pessoas em situação de vulnerabilidade.

Campo Mourão | Campo Mourão + Ativa
Com a porcentagem de sedentarismo alta, o projeto criou um programa de atividade física permanente, em parceria com instituições de ensino, instituições religiosas e empresas privadas. Já são 31 grupos e 1300 pessoas atendidas.

Cascavel | Aprender Digital
Com a necessidade de aderir a uma tecnologia assistiva, o projeto adquiriu computadores com tela touch screen para proporcionar maior independência, melhor aprendizado e promover a inclusão social para 23 alunos com deficiência.

Colombo | Programa Coleta Verde
Com o objetivo de preservar os recursos naturais, o programa troca 10kg de materiais recicláveis por 5kg de produtos da agricultura familiar. Todo material é doado para associações de catadores, gerando renda para essas famílias. 

Cruz Machado | Pilates no combate da dor lombar crônica no SUS
Com uma demanda de 70% dos atendimentos fisioterápicos sendo de pacientes portadores de patologias crônicas relacionadas a coluna vertebral, foram criados grupos de pilates. Como resultado, 90% da demanda foi atendida. 

Cruzeiro do Oeste | Dinossauros e Pterossauros de Cruzeiro do Oeste
Com o objetivo de realizar um trabalho inédito de educação científica em paleontologia no Paraná, o projeto trabalha para formar uma consciência do valor patrimonial e para dar visibilidade ao sítio paleontológico paranaense.

Fazenda Rio Grande | FazJovem Empreendedor
Com a necessidade de fomentar o empreendedorismo entre os jovens, o projeto criou um ciclo de palestras com orientações pensadas para o desenvolvimento local e humano de cerca de 1100 alunos por ano. 

Guaíra | Sarcóphagus
Para gerenciamento dos túmulos do cemitério, o projeto desenvolveu uma ferramenta utilizando geoprocessamento, para que a população e a administração tivessem acesso mais rápido a informações sobre lotes e os sepultamentos.

Guaratuba | Porto Seguro
Com o número elevado de crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade, o projeto desenvolveu atividades esportivas, culturais e musicais no contraturno como forma de prevenção a evasão escolar.

Ivaiporã | Sementinhas do Saber
Diante do atual modelo consumista que destrói o meio ambiente e diminui a qualidade de vida da população, o projeto é desenvolvido nos CMEIs para que as crianças aprendam a plantar o seu próprio alimento e cuidar da natureza.

Lapa | Construindo meu futuro
Pensando no desenvolvimento da criança até a juventude, o programa oferece atividades no contraturno escolar, cursos de aperfeiçoamento profissional e de idiomas, e auxilia os adolescentes no encaminhamento ao mercado de trabalho.

Londrina | Mediando Direitos: Cidadania e Habitação Social
Exercendo a mediação jurídica, o projeto auxilia famílias em processos judiciais como inventário, divórcio, ações declaratórias quanto ao direito ao imóvel, alvará judicial para escriturar em nome de pessoas incapazes, entre outros, regularizando as propriedades em assentamentos tradicionais. 

Mandaguari | Soletrarte
Com o uso crescente das tecnologias, a linguagem formal vem perdendo espaço. Por isso, o projeto incentiva alunos a estudarem a escrita ortográfica formal para que esses possam comunicar-se em todas os setores da sociedade.

Mandirituba | Projeto mãos que geram renda
O projeto oferece cursos de capacitação profissional na área de panificação, corte e costura e cuidados pessoais (cabeleireiro, manicuro e pedicuro) para que pessoas carentes possam acessar o mercado de trabalho.

Maringá | Projeto Petingá
Diante da necessidade de organizar as solicitações e liberações dos pedidos de castração de animais sem raça definida, o projeto desenvolveu um aplicativo que atingiu este objetivo e elevou o número de castrações do município.

Mato Rico | Parque Ambiental do Gamelão – Realidade que inspirou uma cidade
Inicialmente, o parque foi criado apenas para solucionar a questão das enchentes, mas após a melhora da infraestrutura, o projeto incentivou a comunidade a aproveitar o ambiente e praticar atividades esportivas e culturais.

Mato Rico | 1º Emprego do Jovem Aprendiz, da Teoria à Prática e Atividades Pedagógicas e Lúdicas na Agropecuária nas Séries Inicias no Centro de Produção Animal e Vegetal
Com o cenário do alto número de crianças em situação de vulnerabilidade e que trabalham, o programa passou a fornecer uma qualificação profissional que une a teoria e a prática, exigindo ainda uma frequência escolar.

Nova Tebas | Unidades de Conservação
Com o crescimento desordenado do desmatamento, o projeto criou unidades de conservação que são instrumentos organizadores das áreas naturais protegidas, propiciam pesquisas científicas, atividades de conscientização ambiental e aumentaram o ICMS Ecológico.

Pérola | Parlamentar Jovem no Paraná: Vereadores Mirins
Com o voto facultativo de 16 a 18 anos, o projeto visa despertar o verdadeiro sentido da cidadania. Os alunos conhecem mais do processo eleitoral, da divisão de poderes do Estado e debatem sobre os problemas da comunidade.

Pérola | União e Parceria Vencendo a Fibromialgia
Diante do forte impacto negativo sob a qualidade de vida dos pacientes vítimas de fibromialgia, o projeto criou encontros semanais que visam práticas coletivas, contínuas e interdisciplinares que estão melhorando o bem-estar dos pacientes. 

Piraquara | Gestão Eletrônica de Documentos
Diante das dificuldades de manter os arquivos físicos guardados e de acesso da população aos serviços públicos, o projeto criou um sistema eletrônico que atende a população de maneira ágil e permite a busca dos documentos pelo sistema.

Santa Mariana | Ressignificando o Nosso Espaço
Com diversos pontos do município apresentando problemas em relação à infraestrutura, que causavam impacto social e econômico negativo, o projeto realizou obras para melhorar a qualidade de vida da população.

Santa Terezinha de Itaipu | Urbanização do Terminal Turístico Alvorada de Itaipu
Com equipamentos e uma linguagem arquitetônica, o projeto buscou aproveitar todo o espaço do território da concessão, como fator de composição do conjunto turístico, melhorando a qualidade de vida da população e dos seus visitantes.

Toledo | Programa Pavimentação Rural
Pelo alto número de caminhões cargueiros e máquinas agrícolas circulando pelas vias, o programa visa realizar o revestimento asfáltico de vias rurais com uma parceria financeira entre os produtores rurais e o município. 

Três Barras do Paraná | Programa Porteira Adentro
Para incentivar a produção e aumentar a arrecadação do município, o programa auxilia na execução de obras e de infraestrutura de pequenas propriedades rurais, com o aumento da mecanização e melhoria de acesso as propriedades.

Ubiratã | Uma Cidade Integrada Pelo Esporte
Para integrar todos os bairros do município e melhorar a saúde da população, o projeto criou atividades esportivas diárias para todas as idades e em todas as regiões. Depois da iniciativa, o índice de criminalidade foi reduzido em 15%.

União da Vitória | Mobilidade e Estruturação Urbana: Ligação Centro ao Distrito de São Cristóvão
O projeto implementou obras para melhoria e ampliação da capacidade de interseção existente, adequação de sentido de via, revitalização das avenidas, trazendo mais qualidade de vida e segurança para os moradores.
 

  • MENÇÕES HONROSAS

Carambeí | Carambeí Digital
Com problemas pela falta de backup e gestão de contas de redes complexas, o projeto contratou 11 servidores virtuais para sua infraestrutura, liberando o setor de TI para promover melhorias para a população.

Guaíra | Geo Guaíra
Pela falta de controle de residências construídas ilegalmente, o projeto criou um sistema eletrônico que atualiza o cadastro de imóveis e identifica lotes abandonados. Desde a sua implementação, a arrecadação do IPTU dobrou.

Matinhos | Protegendo A Vida
Diante das reclamações de animais soltos nas ruas, o projeto oferece castrações gratuitas para animais de rua. A população encaminha os animais e ajuda no tratamento do pré e pós-operatório.

Nova Esperança | Planta Genérica de Valores de Nova Esperança
Com os recursos federais cada vez mais escassos, o projeto efetuou uma regularização tributária e concedeu benefícios aos bons pagadores, aumentando consideravelmente a arrecadação do município.

Quarto Centenário | Cidadão do Futuro – Um novo olhar para as necessidades de crianças do Município de Quarto Centenário
Para propiciar uma Educação Integral e retirar das ruas crianças em situação de vulnerabilidade, o projeto oferece aulas e oficinas no contraturno. Com a iniciativa, as reprovações caíram pela metade e o número de ocorrências no Conselho Tutelar diminuiu em 54%.

Santana do Itararé | Programa da Porteira Para Dentro
Com 34% da população vivendo na área rural, o projeto realizou uma série de reuniões com produtores para identificar e colocar em prática os meios necessários para melhorar a renda e a qualidade de vida das famílias.

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.