Sindafep e Pública doam 1800 máscaras para instituições sociais de Curitiba

Ação faz parte do compromisso social assumido pelas entidades neste momento de crise provocado pelo coronavírus

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná e a Pública Paraná - Central do Servidor realizaram nesta quinta-feira, 21 de maio, uma doação de 1.800 máscaras para duas instituições sociais de Curitiba e também para o projeto Bebê Solidário, promovido pelo Sindafep. A ação faz parte do compromisso social das entidades durante a pandemia do coronavírus, momento em que diversas instituições precisam de doações para continuarem atuando na proteção de pessoas em vulnerabilidade social.

O Asilo São Vicente de Paulo, no bairro Juvevê, foi uma das instituições beneficiadas e recebeu mil máscaras, que serão utilizadas pela equipe para atendimento de cerca de 150 idosas que residem no local. Para a psicóloga e coordenadora do Centro Dia da instituição, Cláudia Hernandes, as doações chegaram em boa hora. “É fundamental para a qualidade de vida das moradoras e nossa, enquanto funcionários, o recebimento dessa doação, além de uma segurança a mais para podermos desempenhar o nosso trabalho da melhor forma possível com as idosas”, afirma Cláudia. Os idosos são o principal grupo de risco da doença, então é necessário todo o cuidado para que o vírus não chegue na instituição, lembra Cláudia.

O Centro Espírita União e Caridade, no Batel, recebeu 600 máscaras, que serão entregues para comunidades carentes de São José dos Pinhais e da Cidade Industrial de Curitiba. “Nós realizamos a entrega de cestas básicas e agora entregaremos também as máscaras doadas. Mesmo com o Centro Espírita fechado, nós estamos trabalhando com essas ações sociais pois muitas pessoas ficaram desempregadas durante a pandemia e precisam de ajuda”, afirma Otávio Rondon, coordenador do Centro Espírita. Como as ações são feitas em comunidades carentes, muitas não possuem recursos para comprarem máscaras para se protegerem, afirma Otávio.

Já para o projeto Bebê Solidário, do Sindafep, as máscaras serão enviadas junto aos enxovais, ajudando na proteção das gestantes. “Como o Bebê Solidário não parou durante a pandemia, é importante que a gente ofereça, além dos enxovais para os bebês, também a máscara para as gestantes, já que elas são do grupo de risco da doença. Neste momento de crise, é hora de nos unirmos em prol daqueles que mais precisam, reforçando as ações sociais para garantir mais saúde para essas pessoas”, afirma Osmar de Araújo Gomes, presidente do Sindafep.

O diretor de ação social da Pública Paraná, Evandro Arruda, é um dos responsáveis pela arrecadação financeira para compra das máscaras. “Nós tivemos a ideia de unir as forças das entidades filiadas e fazermos uma campanha de arrecadação financeira para a compra de máscaras, que serão doadas para instituições que precisam e também para trabalhadores da saúde”, afirma Evandro. A escolha das instituições vai de acordo com a indicação dos sindicatos filiados e do trabalho social desenvolvido por elas. Com a arrecadação, além das 1.800 máscaras entregues nesta quinta-feira (21), outras 5.700 serão distribuídas para instituições sociais de Curitiba e Região Metropolitana.

Para o presidente da Pública Paraná, Wanderci Polaquini, o momento é de ajudarmos aqueles que mais precisam. “É fundamental para as entidades se envolverem em ações sociais. Num momento como esse, quando o mundo passa por uma crise, essa importância se acentua ainda mais. Os sindicatos devem lançar um olhar para a sociedade, para aqueles que estão mais necessitados, e os filiados se sentem mais representados pois eles também participam, direta e indiretamente dessas ações, fortalecendo as entidades”, diz Wanderci.

O Asilo São Vicente de Paula está recebendo também doações de outros equipamentos de proteção individual, além de alimentos, fraldas geriátricas e álcool 70%, essencial para ajudar na desinfecção do local. Para saber mais sobre como doar clique aqui.

Veja as fotos dessa notícia