Matinhos realiza castração de animais e melhora índices de saúde

Programa de castração e atendimento de animais de rua e castração de animais de pessoas carentes realiza mais de 500 atendimentos por ano

OUÇA ESSE CONTEÚDO:

Muitos animais sofrem com o abandono de seus donos, podendo ser portadores e transmissores de doenças para os humanos. Pensando nisso, a Prefeitura de Matinhos desenvolveu um programa de castração de animais de rua e também de pessoas carentes e que não possuem recursos para castrar os animais. A medida tem apresentado resultados não só para os pets mas também para a saúde dos donos.

Prefeito de Matinhos, Ruy Hauer Reichert, recebe o Certificado de Reconhecimento pelo Programa de Castração e Atendimento de Animais de Rua e Castração de Animais de Pessoas CarentesA gestão municipal identificou que, logo após a temporada de férias, muitos animais eram abandonados pelos donos e acabavam morrendo. Outro ponto é que esses animais podem ser portadores de doenças como leptospirose, raiva, leishmaniose, entre outras. Já no sistema de saúde, muitos casos tinham relação com o abandono dos animais, como sarnas e mordidas. Mas com o projeto, além de ajudar na redução do número de animais abandonados, a saúde da população também tem se beneficiado.

Foi feito, por meio de licitação, o credenciamento de uma clínica veterinária, que realiza os procedimentos e coloca um chip nos animais. A população também participa, já que é necessário um responsável para transporte dos pets até a clínica e os cuidados pré e pós operatório, o que proporciona cerca de 50% a mais de atendimentos pela prefeitura, além de gerar economia de gastos por parte do poder público.

Para que a iniciativa desse certo, um processo licitatório foi feito para credenciamento da clínica. O orçamento anual é de R$ 93 mil. A estrutura da Secretaria de Meio Ambiente, como carro, computador e telefone também são disponibilizados para realização dos atendimentos. As mudanças estão sendo sentidas também no trânsito, com a diminuição do número de atropelamento de animais.

Entre os principais benefícios do projeto estão a melhora das condições de vida dos animais de rua, a diminuição do número de nascimentos de animais, a oferta de castração dos animais para a população carente do município e a diminuição de zoonoses. Os bons resultados garantiram à iniciativa o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2017, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação, realizada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep).