Ubiratã promove a integração da população por meio do esporte

Uma Cidade Integrada Pelo Esporte evita que adolescentes e jovens ingressem no mundo do crime e das drogas, reduzindo os índices de criminalidade em 15%

OUÇA ESSE CONTEÚDO:

O sedentarismo é um dos fatores que dificulta o tratamento de doenças crônicas como diabetes, colesterol, além da própria obesidade. A Prefeitura de Ubiratã, no Centro Ocidental do Paraná, pensando em promover a integração entre os moradores e a prática de esportes, desenvolveu o projeto Uma Cidade Integrada Pelo Esporte, em que pessoas de todas as idades participam de competições esportivas, o que ajuda na melhoria da saúde dos munícipes.

Prefeito de Ubiratã, Haroldo Fernandes Duarte, recebe o Certificado de Reconhecimento pelo projeto Uma Cidade Integrada pelo EsporteO projeto foi estruturado para contemplar ferramentas e estratégias para melhorar a qualidade de vida da população, rendimento escolar e desenvolvimento cultural, além de promover a inclusão social por meio de práticas esportivas, evitando que os adolescentes e jovens ingressem no mundo do crime e das drogas. Houve redução de 15% nos índices de criminalidade, de acordo com dados da prefeitura. O município também trabalha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, que incluem o combate à pobreza, assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar de todos.

A iniciativa é dividida em fases. A primeira é a de integração, em que todos os dias, em diferentes pontos da cidade, são realizadas práticas esportivas que envolvem os moradores. Depois, dois grandes eventos são realizados como forma de consolidar a prática de esportes na rotina dos moradores. No Mega Movimento do Esporte, a população pratica corrida de rua, vôlei de areia, ciclismo, entre outras modalidades. Já nos Jogos Abertos Municipais de Ubiratã, os moradores são divididos em times de acordo com a região em que residem, promovendo o espírito pertencedor. A iniciativa conta com orçamento de R$ 20 mil, com recursos próprios e de empresas patrocinadoras.

Para que o projeto desse certo, a prefeitura realizou o planejamento das ações, que envolviam a organização de recursos e materiais, a programação das atividades e a preparação das equipes de profissionais que auxiliam os moradores na prática esportiva. Entre os principais benefícios estão a prática de esportes de forma integradora em diversas modalidades e para todas as idades, promovendo inclusão social e interação da comunidade de Ubiratã. Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2019, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação, realizada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep).