Coronavírus - Proteção e informação em casa! Mantenha-se atualizado. CLIQUE AQUI!

Notícias

Imagem

Projeto ensina segurança e meio ambiente para alunos de Quatro Barras

Ensinar Para Proteger atende estudantes da rede municipal com informações sobre telefones de emergência e promove o respeito à natureza

OUÇA ESSE CONTEÚDO:


 

Saber como agir em situações de emergência, como primeiros socorros ou em desastres naturais, é uma prática pouco comum no Brasil e que muitas vezes não é ensinada nas escolas. Para mudar essa situação, a Defesa Civil e a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, desenvolveram o projeto Ensinar Para Proteger, que desde 2018 atende alunos de sete a 12 anos da rede municipal de ensino.

Prefeito de Quatro Barras, Angelo Andreatta, recebe o Troféu PGP pelo projeto Ensinar para ProtegerA grade curricular das escolas municipais segue um conteúdo pedagógico, comum para todas as crianças, independentemente do local em que elas estudam. Entretanto, acabam ficando de fora questões importantes sobre como se proteger dentro e fora da escola. Com o projeto, os alunos participam, durante um semestre, de atividades sobre segurança e respeito ao meio ambiente. A primeira é coordenada pela Defesa Civil, enquanto que a segunda pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura.

São ensinados números de telefone para emergências, como da Polícia Militar (190) e do Corpo de Bombeiros (193), evacuação em caso de incêndios, ingestão de corpo estranho, intoxicação e envenenamento, ferimentos, cortes ou outros danos físicos. Já na parte de meio ambiente são abordados flora, fauna, como separar o lixo e os danos que a não separação pode causar, pesca e animais (abuso, maus-tratos, abandono e castração). Ao fim das atividades é realizada uma confraternização em que os estudantes recebem um certificado de participação e realizam um juramento.

A iniciativa tem um orçamento anual de pouco mais de R$ 11 mil e conta com o patrocínio de uma empresa da região, o que possibilita a produção de camisetas, bonés, materiais didáticos, alimentação e a confraternização de encerramento. Entre os objetivos do projeto está a conscientização e mudança na cultura, fazendo com que as crianças propaguem o conhecimento em casa e atinjam seus familiares. Os bons resultados garantiram ao projeto o Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2019, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação, realizada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep).

Comente esta notícia

código captcha