Notícias

Imagem

Projeto de Piraquara traz mais agilidade para solicitação de documentos públicos

Gestão Eletrônica de Documentos traz eficiência, transparência e segurança no retorno aos munícipes, além de facilitar o acesso aos serviços oferecidos

OUÇA ESSE CONTEÚDO:




Com o avanço da tecnologia e a necessidade de preservarmos o meio ambiente, o uso de papel nas repartições públicas têm diminuído cada vez mais. Foi pensando nisso que a Prefeitura de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, desenvolveu o projeto 1Doc - Gestão Eletrônica de Documentos, que promove economia de gastos públicos e facilita o atendimento aos munícipes.

Prefeito de Piraquara, Marcus Maurício de Souza Tesserolli, recebe o Certificado de Reconhecimento pelo projeto Gestão Eletrônica de DocumentosAntes do projeto, os moradores precisavam se deslocar, em horário comercial, até a prefeitura para solicitar documentos e serviços. Depois, em uma nova data, deveriam retornar para saber se sua demanda havia sido atendida. Agora com o 1Doc, as solicitações são realizadas pela internet e a tramitação pode ser conferida sem sair de casa. O morador precisa apenas realizar o cadastro no site e solicitar o serviço que precisa.

Para que a iniciativa funcionasse, um sistema foi desenvolvido para gestão eletrônica de documentos, elaboração, tramitação, certificação eletrônica, entre outras ferramentas. A gestão municipal capacitou os servidores municipais para acompanharem as demandas, tanto internas quanto da população. O munícipe que não tem acesso à internet pode fazer a solicitação em qualquer secretaria ou órgão municipal, basta falar com o servidor no local.

Com um orçamento de R$ 136 mil, o projeto beneficia não só a população piraquarense mas também instituições e empresas que precisam de serviços da prefeitura. Além da agilidade no retorno, deixando os moradores mais satisfeitos, a iniciativa reduz gastos com papel, acabou com os malotes e, consequentemente, reduziu gastos com gasolina. Com menos impressões e a total digitalização dos serviços, o meio ambiente também agradece.

Os bons resultados garantiram à iniciativa o Certificado de Reconhecimento de Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2019, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação, realizada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep).

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.