Notícias

Imagem

Ponta Grossa combate o trote no Samu e ensina primeiros socorros

Samu/Escola: Educar para Mudar ensina os alunos sobre a importância do trabalho dos socorristas e alerta para os prejuízos que podem ser causados por causa dos trotes

OUÇA ESSE CONTEÚDO:




A prática de primeiros socorros é cada vez mais difundida nas escolas, ensinando professores e alunos a como agirem em uma situação de emergência. Foi pensando nisso que a gestão municipal de Ponta Grossa, por meio de uma parceria entre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Secretaria de Educação e Saúde e as escolas municipais da cidade desenvolveram o projeto Samu/Escola: Educar para Mudar.

Prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, recebe o Certificado de Reconhecimento pelo Samu/Escola: Educar para MudarUm dos grandes problemas que o Samu do município enfrentava eram os trotes, feitos na maioria das vezes por estudantes, o que prejudica o atendimento dos socorristas. Com o Samu/Escola, foi desenvolvida uma cartilha para ser distribuída aos alunos, mostrando como funciona o atendimento do órgão e mostrando a importância dos primeiros socorros, que podem salvar vidas dependendo da gravidade da ocorrência.

Para que o projeto fosse implementado, uma parceria foi feita entre o Samu e as Secretarias de Saúde e Educação. Foi constatado um grande número de ocorrências em escolas, o que resultou no treinamento dos profissionais que ali estão para prestarem atendimentos de primeiros socorros até a chegada do Samu. O programa também recebeu relatos de situações que aconteceram fora do ambiente escolar, de pessoas que prestaram socorro em mercados, por exemplo.

Os Samu/Escola tem um custo de cerca de R$ 2.500, utilizado na confecção de cartilhas. Cerca de dois mil professores foram capacitados e mais de 4.500 crianças participaram do projeto. Entre os principais benefícios estão a conscientização dos alunos sobre o trote, reduzindo o número de ligações desse tipo, e a capacitação da comunidade escolar para agirem em situações de emergências. Os bons resultados garantiram à iniciativa o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2017, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação, realizada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep).

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.