Instituições paranaenses já receberam R$ 192 milhões do Nota Paraná

Estão cadastradas no Nota Paraná 1.442 instituições da sociedade civil das áreas de assistência social, saúde, defesa e proteção animal, esportiva e cultural.

Juntas, essas entidades já receberam R$ 192 milhões, entre sorteios e valores doados pelos contribuintes, durante os cinco anos do programa.

A maior agraciada de todo o programa é a Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro – mantenedora do Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba –, que já recebeu R$ 3,2 milhões. Ainda na área de Saúde, o Recanto Mundo Jovem, de Maringá, levou R$ 2 milhões e a Liga Paranaense de Combate ao Câncer (Hospital Erasto Gaertner), também da capital, já foi agraciada com R$ 1,9 milhão.

Na área da Assistência Social, os maiores beneficiados são o Instituto Polo Internacional Iguassu, de Foz do Iguaçu, R$ 3 milhões até o mês passado; a Apae de Cascavel, com R$ 2,8 milhões; e a Associação Refúgio, de Cambé, com R$ 2,4 milhões.

A proteção animal também faz parte do programa e as entidades que mais receberam recursão são a Associação Defensora dos Animais de Londrina (R$ 1,4 milhão); SOS Vida animam, também de Londrina (R$ 1,3 milhão); Associação Amigo Animal, de Curitiba (R$ 1,3 milhão).

Dentre as instituições esportivas, a Associação Ícaro Marcolin, de Curitiba, recebeu R$ 1,5 milhão; a Associação Duovizinhense de Futsal (Dois Vizinhos) levou R$ 936 mil; e a Associação Fiel de Canoagem, de Cascavel, já recebeu R$ 677 mil.

E na área cultural, o Instituto Pegaí Leitura Grátis, de Ponta Grossa, pôde contar com R$ 692 mil para seus projetos, enquanto a Associação Comunitária Independente de Toledo recebeu R$ 132 mil e a Associação Paranaense de Cultura, de Curitiba, levou R$ 208 mil.

COMO DOAR - O primeiro passo é muito importante: se o consumidor quiser doar sua nota fiscal para uma instituição, ele deve pedir para que o comerciante emita o documento sem a inclusão de CPF.

Em seguida, existem duas maneiras de concluir a doação.

O consumidor pode acessar o website ou o aplicativo da Nota Paraná com o seu CPF, selecionar a aba “Minhas doações” e clicar em “Doar notas”. No site, é só procurar pela entidade que preferir e digitar a chave de acesso que está na nota fiscal. No app, disponível para Android e iOS, é só buscar a entidade desejada e ler o QR Code da nota fiscal.

A outra possibilidade é depositar a nota fiscal em urnas disponibilizadas pelas entidades nos estabelecimentos. A própria entidade, posteriormente, recolherá e cadastrará as notas.

“Notamos que as instituições mais engajadas em publicitar que faz parte do Nota Paraná e em pedir para a população a doação das notas fiscais são aquelas que mais recebem”, conta a coordenadora Marta Gambini.

Fonte: Secretaria da Fazenda