Arapongas cria plano para diminuir criminalidade e integrar moradores

Plano Municipal de Segurança Pública e Trânsito faz com que a população participe ativamente do policiamento, dando sua opinião aos agentes, sugestões e denúncias

OUÇA ESSE CONTEÚDO:

A segurança pública é uma das principais demandas da população para os governantes. Nos últimos anos, o Brasil tem registrado uma média de mais de 60 mil mortes violentas, transformando a violência em uma epidemia. Para oferecer mais segurança aos moradores e envolvê-los nas decisões, o município de Arapongas, no Norte Central do Paraná, desenvolveu o Plano Municipal de Segurança Pública e Trânsito.

Secretário de Arapongas, Paulo Sérgio Argati, recebe o Prêmio Gestor Público Paraná pelo Plano Municipal de Segurança Pública e Trânsito A prefeitura identificou que não havia um planejamento na área de segurança pública, o que era reforçado com a falta de dados sobre os índices de criminalidade e a falta de estratégia em implementar ações de forma integrada. Para resolver esse problema, a gestão municipal desenvolveu o policiamento comunitário, fazendo com que a população se envolva na segurança pública de forma passiva, dando sua opinião aos agentes, sugerindo melhorias e realizando denúncias diretas, além de promover a educação no trânsito nas escolas.

Para que o projeto desse certo, a Guarda Civil Municipal, as Polícias Civil e Militar, a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e outros órgãos se uniram para elaborar o plano. Estão sendo desenvolvidas uma série de ações integradas, visando a redução da criminalidade na cidade. A ideia é que os trabalhos sejam aperfeiçoados, melhorando programas existentes e criando novas estratégias para oferecer mais segurança aos cidadãos.

Os custos estimados do projeto são de R$ 300 mil reais, recursos provenientes da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito e utilizados para a realização de ações como patrulha escolar e ambiental, educação no trânsito e campanhas. Entre os resultados alcançados estão a diminuição nos índices de criminalidade e a sensação de mais segurança aos moradores de Arapongas. Os bons resultados garantiram ao projeto o Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2017, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação, realizada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep).