XXI Seminário Paranaense de Educação Fiscal acontece nos dias 2 e 3 de setembro

Devido a pandemia do coronavírus, edição será totalmente virtual e contará com palestras e atividades lúdicas para toda a comunidade

Nos dias 2 e 3 de setembro acontece o XXI Seminário Paranaense de Educação Fiscal, que conta com a coorganização e patrocínio do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep). Com o tema “A Educação Fiscal e o Controle Social no Contexto da Pandemia”, diversas palestras e atividades estão programadas, entre elas a tradicional peça teatral “O Auto da Barca do Fisco”, que foi reformulada para o contexto atual. Devido ao coronavírus, o Seminário terá sua primeira edição totalmente online.

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a função social do tributo, a educação fiscal é também um importante aliado para o controle dos gastos públicos. Para a Auditora Fiscal Rosa Fátima dos Santos, o coronavírus mostrou a necessidade do Estado na promoção de políticas públicas. “Num contexto como este, não tem como não falarmos sobre a importância dos tributos na promoção do serviço público. Se não fosse o Estado estar socorrendo as pessoas, as pequenas empresas, com certeza os prejuízos seriam bem maiores”, afirma Rosa, que também é coordenadora de programas de educação fiscal e uma das organizadoras do Seminário.

“Estamos contando com um público de mais de mil pessoas, e manter a atenção deles é difícil. Nós vamos utilizar ferramentas lúdicas nas apresentações, como músicas, poesias e teatro. Vai ser um grande desafio”, conta Rosa, sobre a primeira edição online do evento. O Grupo Abaecatu, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que realiza apresentações educativas e palestras relacionadas a educação fiscal, é uma das atrações e vai contar um pouco da história do Brasil, desde o descobrimento até os dias atuais.

Entre as atividades programadas estão a palestra “A importância social dos tributos e do controle social dos gastos públicos durante a pandemia”, com o Auditor Fiscal Moacir Borges, o “Nota Paraná: CPF na nota seu dinheiro de volta”, com a Auditora Marta Gambini, e “O que é o Programa Nacional e Estadual de Educação Fiscal?”, com a participação de Rosa. O trio é filiado ao Sindafep e, além das atividades de educação fiscal, também são avaliadores do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), que reconhece as boas práticas dos gestores públicos em todo o Estado.

Para o vice-presidente sindical do Sindafep, Carlos Alberto Stadler, a educação fiscal é uma importante ferramenta para a melhoria dos serviços públicos. “A partir do momento que nós ajudamos a sociedade a entender a importância dos tributos e a necessidade de fiscalizarmos como ele é gasto, é que ela poderá exercer a sua cidadania por completo, cobrando maior eficiência nos serviços prestados, como saúde e educação”, afirma Stadler, que também irá participar do Seminário. Veja aqui a programação completa do evento e a lista de convidados.

O XXI Seminário Paranaense de Educação Fiscal é promovido pelo Sindafep em parceria com a UEM, a Secretaria Municipal de Educação de Cascavel, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Palotina, a Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná (Sefa) e a Associação Amigos do MUDI, com o apoio da Receita Federal, do Observatório Social de Maringá e do Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF) de Honduras.

Educação fiscal

O Sindafep é um dos principais incentivadores da educação fiscal no Paraná. No ano 2000, para entreter os filhos dos filiados na Colônia de Guaratuba, a Auditora Fiscal e presidente da entidade entre 1999 e 2001, Elisabete Maria Rusche, criou a Vendinha do Fisco, em que as crianças aprendiam, por meio de brincadeiras de compra e venda, conceitos como orçamento público, o que é imposto, seu recolhimento e como ele é utilizado.

O projeto deu tão certo que, em 2002, a Sefa incorporou a brincadeira nas ações de educação fiscal em todo o Paraná. Atualmente, todas as Delegacias Regionais da Receita possuem um exemplar da Vendinha do Fisco. O material fica à disposição das escolas para realizarem ações de educação fiscal com os alunos.

Serviço:

XXI Seminário Paranaense de Educação Fiscal

Quando: 2 e 3 de setembro;

Horário: dia 2, das 13h30 às 17h30, e dia 3, das 8h30 às 11h50 e das 13h20 às 17h40;

Onde: Virtual, no Youtube, com certificação de 13 horas para os inscritos;

Inscrições: clique aqui;

Público: toda a comunidade.