Arrecadação do ICMS em setembro é a maior durante a pandemia

Trabalho dos Auditores Fiscais é essencial para garantir que imposto chegue aos cofres do Estado e retorne em serviços públicos para a população

A arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Paraná voltou a crescer em setembro, aponta o Boletim Conjuntural produzido pela Receita Estadual, Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes. Após queda de 3,3% em agosto, os primeiros 15 dias de setembro registraram alta de R$ 69 milhões, 3,7% a mais que o mesmo período em 2019. Entre os fatores que explicam o aumento estão a retomada das atividades do comércio, o auxílio emergencial do Governo Federal e o trabalho dos Auditores Fiscais do Fisco paranaense.

Com o afrouxamento das medidas de distanciamento social, grande parte das empresas paranaenses voltaram a atividade ou então aumentaram o número de vendas. É o caso do comércio atacadista (16,5%), indústria (10%) e combustíveis (1,6%). Somados, os setores representam 56% de toda a arrecadação de ICMS no Paraná. Mas os efeitos da pandemia ainda são sentidos na economia do estado, que acumula uma perda de R$ 1,49 bilhão — cerca de 6,4% em relação ao mesmo período em 2019 — e vai impactar a arrecadação em 2021, em que o Governo estima uma perda de R$ 1,7 bilhão em receitas.

Outro fator que influenciou para o índice positivo foi o Auxílio Emergencial do Governo Federal, que injetou cerca de R$ 2 bilhões ao mês na economia do Estado. Entretanto, com a diminuição no valor das parcelas de 600 para 300 reais e o fim do programa em dezembro, não será possível reduzir o déficit que será deixado pela pandemia, uma vez que a tendência é que o consumo e a arrecadação do ICMS sejam afetados, afirmou o secretário da Fazenda, Renê Garcia Júnior, em entrevista ao portal Valor Econômico.

Com cerca de 99% das empresas em atividade no Paraná, alguns segmentos do comércio registraram aumento nas vendas. É o caso dos setores de áudio, vídeo e eletrodomésticos (41%), materiais de construção e ferragens (24%), hipermercados e supermercados (12%), farmácias (6%) e informática e telefonia (5%). Já os mais afetados pela pandemia tiveram queda em agosto. São eles vestuário e acessórios (-13%), calçados (-22%) e restaurantes e lanchonetes (-30%).

Mesmo com a crise e a diminuição da arrecadação de impostos, o Paraná conseguiu oferecer serviços públicos para a população, principalmente na área de saúde, que aumentou a demanda por leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na fase crítica da doença, em julho e agosto. Além disso, a boa situação fiscal do Paraná (comparada a outras Unidades da Federação) permitiram uma resposta rápida, possível graças ao trabalho dos Auditores Fiscais da Receita, que organizam e planejam a administração tributária, fiscalizando o pagamento de impostos e combatendo a sonegação fiscal. Apesar da pandemia, os servidores do Fisco paranaense continuaram trabalhando para melhorar a vida da população, refletindo em serviços públicos.

Para ver o Boletim Conjuntural completo sobre a arrecadação na primeira quinzena de setembro clique aqui.

Importância dos Auditores Fiscais

No dia 21 de setembro foi celebrado o Dia do Auditor Fiscal da Receita do Estado do Paraná. A data foi escolhida devido ao Dia de São Mateus, que era cobrador e arrecadador de impostos, funções desempenhadas pelos Auditores Fiscais. O Sindafep tem orgulho de representar uma categoria tão importante para o desenvolvimento social e econômico do nosso Estado. Veja aqui a matéria especial que produzimos sobre a importância dos Auditores para a sociedade.