Notícias

Imagem

Tecnologia aliada à educação melhora ambiente escolar em Paranavaí

Tecnologia, Segurança e Ambiente Escolar: Relações Indissociáveis zerou a evasão escolar, controlando o recebimento de ausências e modernizando o sistema de chamadas

OUÇA ESSE CONTEÚDO:




Cada vez mais avançada, a tecnologia tem se apresentado como grande aliada de diversos setores, entre eles a educação, sendo vista como ferramenta primordial no ambiente escolar. Ela pode levar também a uma promoção da segurança e otimização dos processos inseridos no ambiente escolar. Foi pensando nisso que a Prefeitura de Paranavaí, no Noroeste do Estado, desenvolveu o projeto de Tecnologia, Segurança e Ambiente Escolar: Relações Indissociáveis.

Prefeito de Paranavaí, Carlos Henrique Rossato Gomes, recebe o Troféu PGP-PR Tecnologia e Inovação pelo Tecnologia, Segurança e Ambiente Escolar: Relações IndissociáveisA iniciativa foi implementada na Rede Pública de Educação de Paranavaí em 2018, informatizando o registro de frequência dos alunos por meio do uso de um equipamento de reconhecimento facial. Com ele o diário de classe, em que os professores fazem a chamada dos alunos, passou a ser totalmente online, o que contribui para a segurança dos alunos, reduz a evasão escolar e dá para a escola o controle efetivo de frequência, além de mais tempo de aula.

Para que o projeto fosse implementado, a prefeitura realizou a compra de 39 equipamentos de reconhecimento facial e instalou nas 20 escolas de ensino fundamental da cidade. Foi feito também um treinamento sobre o funcionamento do sistema e cadastramento dos alunos no sistema e no coletor facial. Depois, foi habilitada a funcionalidade de envio de SMS para os responsáveis pelos alunos quando os mesmos estiverem ausentes da escola, entre outras etapas do projeto.

Com um custo de R$ 500 mil reais, o projeto conta com recursos do Fundo de Manutenção de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e impostos vinculados à educação. Entre os benefícios estão maior segurança dos alunos, uma vez que em caso de falta os pais são comunicados rapidamente e, em caso de faltas seguidas, comunicadas ao Conselho Tutelar. O projeto também acabou com a evasão escolar. Os bons resultados garantiram ao projeto o Troféu Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) Tecnologia e Inovação em 2019. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação, realizada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep).

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.