PGP-PR avalia 162 projetos de 68 municípios em sua 8ª edição

O Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) finalizou na tarde desta quarta-feira, 14 de outubro, as análises de campo e avaliações. Ao todo, foram 162 projetos avaliados de 68 municípios do Estado na edição 2020. Nesta manhã foram analisados seis projetos, sendo cinco de Curitiba (presencial) e um de São Miguel do Iguaçu (virtual). Já durante a tarde sete iniciativas de Colombo, Pinhais, Piraquara e Quatro Barras foram apresentadas aos avaliadores.

Avaliação do município de São Miguel do IguaçuAs entrevistas com os responsáveis pelos projetos foram acompanhadas pelo Comitê Técnico da premiação, otimizando os trabalhos. Devido a pandemia, a maioria das análises de campo foram realizadas de forma virtual, garantindo mais agilidade e segurança aos participantes. Entretanto, vários municípios receberam os avaliadores presencialmente, respeitando todos os cuidados para garantir a saúde da equipe do PGP-PR e também dos responsáveis pelos projetos.

Próximos passos

Finalizadas a análise de campo e avaliação com acompanhamento do Comitê Técnico (CT), a próxima etapa da premiação é a Apreciação da Comissão Julgadora, prevista para o dia 25 de novembro. As datas de divulgação dos projetos classificados e da cerimônia de encerramento ainda serão definidas pelo CT.

Tema do ano

Com o tema do ano sobre “Empreendedorismo: Idealizar, Realizar e Transformar”, o PGP-PR busca iniciativas que inovam na gestão pública e que melhorem a qualidade de vida dos paranaenses, tornando o serviço público mais dinâmico e eficiente. Entretanto, projetos de várias áreas de governo podiam ser inscritos. “É um prêmio que reconhece iniciativas em diversas áreas, o que coloca os municípios menores em igualdade com as grandes cidades na hora de concorrer”, explica Laerzio Chiesorin Junior, coordenador-geral do Prêmio. Nesta 8ª edição, as áreas com maior número de projetos foram a educação, com 17,82%, administração pública, com 14,94%, e gestão ambiental, com 12,07%.

Apoio

O PGP-PR é realizado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) desde 2013 e conta com a participação especial da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) e do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), com patrocínio da Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar), Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná (OAB-PR), Rádio UniFM, Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), União de Vereadores do Paraná (Uvepar) e Zênite.

A premiação é apoiada pela Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP), Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-PR), Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), Conselho Regional de Economia do Paraná (Corecon/PR), Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR), Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR), Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública (PPGPGP), Receita Estadual, Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná e Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Estado do Rio Grande do Sul (Sindifisco/RS), com apoio técnico do Sebrae.