Bebê Solidário realiza a última doação de enxovais de 2020

Na última entrega do ano, mais 20 gestantes receberam as peças produzidas pelas voluntárias do projeto, totalizando 220 doações

O Projeto Bebê Solidário chegou nesta quinta-feira, 17 de dezembro, à marca de 220 enxovais entregues para grávidas e mães de recém-nascidos em 2020. A iniciativa, que é apoiada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), entrega todos os meses cerca de 20 enxovais e, mesmo durante a pandemia do coronavírus, os trabalhos continuaram. A entrega foi acompanhada pelo presidente da entidade, Osmar de Araújo Gomes.

Maysa Paranhos, grávida de 38 semanasUma das gestantes que recebeu o enxoval foi Maysa Paranhos, grávida de 38 semanas. Ela, que soube do projeto por meio de uma indicação, fala que a doação chegou no momento certo. “Eu e meu marido estamos desempregados, então vai ser de grande ajuda para nós pois estávamos precisando muito do enxoval”, conta Maysa. Ela é a futura mamãe do Yuri, que deve nascer nos próximos dias.

Rita de Cássia Monteiro, grávida de 8 mesesOutra gestante beneficiada foi Rita de Cássia Monteiro, nascida no Amapá e que chegou em Curitiba há quatro meses em busca de um emprego. Ela está grávida de 8 meses da Maria Helena e fala sobre a importância da doação neste momento. “Quando eu cheguei aqui eu não tinha nada para a minha filha. Então é muito importante [receber esse enxoval] porque ela está chegando e precisa dessas roupinhas”, explica Rita.

A dona Elilia Gonçalves Lins foi buscar um enxoval para sua filha, Iris Cristina, que deve ganhar o bebê nas próximas semanas. A futura vovó agradeceu a doação e falou sobre a dificuldade neste momento de pandemia. “Para todos que recebem é de uma ajuda imensa, mas para nós vai ser ainda maior. Está bem difícil neste momento. Nós estamos parados no trabalho, ela também está por causa da gravidez, então o enxoval vem em boa hora”, afirma Elilia.

Esta foi a última doação de 2020. O retorno das doações está programado para março, sendo que as inscrições para grávidas e gestantes começam em fevereiro.

Mil enxovais

Os itens arrecadados durante o mês são sorteados entre as gestantesO Bebê Solidário foi criado pela Auditora Fiscal aposentada Gilmara Albuquerque, em 2013. Em abril deste ano, o projeto chegou à marca de mil enxovais doados em sua história. Além dos enxovais, são doadas peças de roupa, mantas, fraldas e outros itens que são arrecadados durante o mês, além de um valor simbólico para ajudar na passagem de ônibus ou na gasolina de quem vai buscar o enxoval.

Um ano de desafios

Para Gilmara, a última entrega de 2020 foi com a sensação de dever cumprido. “Foi difícil, mas nós conseguimos vencer essa etapa e chegamos nesta última entrega do ano. Eu acredito que mesmo com toda a dificuldade nós tivemos o discernimento de não parar as entregas, pois essas mãezinhas precisavam dos enxovais. Então nós tivemos essa coragem, essa força que Deus nos dá, para continuarmos com as doações. Eu e todas as voluntárias do Bebê Solidário nos sentimos gratificadas em poder ajudar”, explica. Além disso, o projeto também mudou de local. “Nós tivemos a mudança de espaço, de endereço, mas foi para melhor e seguimos firmes com a ajuda do Sindafep, que sempre nos apoia”, agradece Gilmara.

A voluntária Elizabeth Helena Baptista Ramos fala sobre os cuidados que foram tomados para continuar com o projeto. “Esse ano foi diferente por causa do coronavírus, então trabalhamos com uma equipe reduzida. Trabalhamos bastante na confecção e pensamos na melhor forma de realizar as entregas sem correr o risco de disseminar o vírus. Então, ao mesmo tempo que foi cansativo pelo trabalho que tivemos que fazer, foi um alento para nós”, afirma. “Se elas [gestantes] não puderam vir no dia, nós damos um jeito de fazer chegar esse enxoval até a mão das gestantes. Isso é a coisa mais importante que tem: chegar no bebê”, conclui.

“A nossa Diretoria tem um carinho muito grande pelo Bebê Solidário, pois é um projeto que transforma a vida dessas pessoas atendidas. O trabalho que as voluntárias realizam nos enche de orgulho. Esperamos que em 2021 o projeto fique ainda mais forte e, por isso, contamos com o apoio dos nossos filiados”, diz Osmar.

Para que cada vez mais gestantes possam ser atendidas, o Bebê Solidário recebe doações de fraldas, roupas, materiais de costura ou qualquer item que possa ser usado pelas mamães e os bebês. Se você quer fazer uma doação, conhece alguém que precise do enxoval ou quer fazer a inscrição, entre na página do projeto no Facebook clicando aqui.

Veja as fotos dessa notícia