Notícias

Imagem

Paraná bate novo recorde de internações relacionadas com a Covid-19

Rede pública e privada de saúde registram 3.132 pacientes internados com diagnóstico ou suspeita da doença, neste domingo (21). UTI Covid-19 do SUS para adultos está 91% lotada

O Paraná bateu um novo recorde de internações relacionadas à pandemia de Covid-19, segundo boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) deste domingo (21). Ao todo, o estado tem 3.132 pessoas hospitalizadas com suspeita ou diagnóstico da doença.

Os dados são referentes aos internamentos na rede pública e privada de saúde. Em relação aos leitos de Unidade de Terapia Intensiva reservados para adultos em tratamento da doença pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a taxa de ocupação chegou a 91%. Veja mais abaixo.

O Paraná tem 610.605 casos confirmados e 11.056 mortes provocadas pela doença, de acordo com a Sesa.

Segundo a secretaria, dos 3.132 pacientes internados, 1.580 já testaram positivo para o novo coronavírus. Os demais 1.552 casos são suspeitos.

Além disso, o boletim aponta que 1.313 pessoas estão internadas na UTI e 1.819 em leitos de enfermaria. Entre os que estão em terapia intensiva, 780 já foram diagnosticados com a Covid-19. Confira a seguir:

  • 533 pessoas na UTI com suspeita da doença;
  • 780 pessoas na UTI com confirmação da doença;
  • 1.019 pessoas na enfermaria com suspeita da doença;
  • 800 pessoas na enfermaria com confirmação da doença.

Veja no gráfico abaixo a evolução no número de pessoas internadas com diagnóstico ou suspeita de Covid-19, na rede pública e privada de saúde, nos últimos sete dias.

Fila de espera por vaga

Diante do aumento de pessoas internadas com Covid-19, voltou a crescer o número de pessoas na fila de espera por leitos em todo o estado.

Conforme a Central de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), há 50 pessoas esperando por vagas em UTIs e 146 por enfermarias. Esse número é o maior desde dezembro.

Em Curitiba e Região Metropolitana de Curitiba são 88 pessoas esperando por um leito, 34 estão na fila por UTIs e 54 por enfermaria.

Ocupação dos leitos

Na sexta-feira (19), o diretor de Gestão em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Vinícius Filipak, afirmou que o Paraná estuda aplicar medidas mais restritivas para conter o avanço do novo coronavírus.

A declaração foi feita no momento em que o estado tem hospitais beirando o colapso nas alas reservadas para tratamento da Covid-19.

Neste domingo, todo o Paraná tinha 105 leitos de UTI disponíveis para tratamento da Covid-19. No total, 1.121 das 1.226 vagas estavam ocupadas.

Veja a seguir a taxa de ocupação, por tipo de leito, no SUS:

  • 91% dos 1.226 leitos de UTI adulta;
  • 66% dos 1.781 leitos de enfermaria adulta;
  • 45% dos 22 leitos de UTI pediátrica;
  • 53% dos 34 leitos de enfermaria pediátrica.

A Sesa divide o estado em quatro macrorregiões, sendo que todas apresentam taxa de ocupação superior a 90% entre os leitos de UTI para adultos.

A situação mais crítica se encontra na macrorregião Oeste, que tem seis leitos de UTI para adultos disponíveis.

Fonte: G1

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.