Colônia de Férias é utilizada pela Prefeitura de Guaratuba no combate à Covid-19

Localizado próximo ao Pronto Atendimento, espaço está recebendo pacientes para coleta de exames

A Colônia de Férias dos Fiscais está sendo utilizada pela Prefeitura de Guaratuba, no litoral do Paraná, como Centro de Coleta para exames de Covid-19. A instalação, do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), ocupa uma localização estratégica, próxima ao Pronto Socorro da cidade, que necessitava de um espaço seguro para desafogar o atendimento aos pacientes.

Desde o início da pandemia no Paraná, o Sindafep disponibilizou as suas instalações para a Prefeitura de Guaratuba, a Secretaria Estadual de Saúde e ao Governo do Paraná. Em 2020, o local foi utilizado por profissionais da saúde que foram contratados para reforçar o atendimento e não tinham residência em Guaratuba. Agora, o espaço costela fogo de chão e um chalé estão sendo usados para realização de exames de Covid-19.

Guaratuba tem enfrentado uma alta abrupta nos primeiros meses do ano, tanto no número de casos quanto no número de óbitos. De março a dezembro de 2020, a cidade registrou 1.413 casos e 34 óbitos. Apenas no período entre janeiro e metade de março, o número de novos casos registrados chegou a 1.958 e o de mortes a 53.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Gabriel Modesto, Guaratuba passa pelo pior momento da pandemia. “Nós não tínhamos vivido um momento em que era preciso ficar com pacientes internados. Hoje não temos a mesma vazão de 2020. No Pronto Socorro nós temos vinte leitos, oito deles com respiradores, e já tivemos períodos em que tínhamos mais de 20 pacientes internados”, afirma Modesto.

Para o presidente do Sindafep, Osmar de Araújo Gomes, a cessão do espaço é uma forma de o sindicato auxiliar no combate à pandemia. “Nós estamos há mais de 40 anos em Guaratuba, com o Hotel Rota do Sol e a nossa Colônia de Férias, e em um momento de crise na saúde, é de suma importância que todos nós colaboremos para minimizar os efeitos da pandemia”, explica Osmar.

“Nós já tínhamos o espaço disponível desde o início da pandemia. A Colônia sempre foi muito parceira da Secretaria de Saúde, tanto agora como antes da pandemia. Com o local disponibilizado para o Centro de Coleta, nós temos a possibilidade de deixar os pacientes em um local coberto, amplo e arejado, deixando-os distantes um dos outros”, lembra Modesto. “Minha eterna gratidão à Colônia, que sempre foi parceira e está nos ajudando neste momento crítico da pandemia”, agradece.

O Sindafep é uma entidade que luta não só pelos direitos dos Auditores Fiscais, mas também por toda a sociedade. “Nossos projetos sociais, como o Bebê Solidário, que entrega enxovais para grávidas carentes, ou a nossa participação dos Conselhos do Idoso, são algumas das atuações do Sindafep. Tenho certeza que os nossos filiados ficam felizes com atitudes como esta e esperamos que a situação da pandemia seja resolvida o mais breve possível”, completa Osmar.