Notícias

Imagem

Covid no Paraná: Taxa de transmissão do coronavírus é a menor de 2021

A taxa de transmissão da Covid-19 no Paraná chegou ao menor patamar em 2021 nesta segunda-feira (12). De acordo com a plataforma Loft.Science, que faz o monitoramento do contágio do coronavírus em todo o país, o Rt paranaense chegou a 0,70 hoje.

Isso significa que 100 pessoas infectadas com covid transmitem o vírus para outras 70, o que significa redução da pandemia. Caso o índice fosse 1, a pandemia estaria em estabilidade. Acima desse valor, representa um crescimento da doença.

Segundo a plataforma especializada nos dados, a taxa no Paraná varia de 0,64 a 0,74. O último pico no Estado foi no dia 24 de junho, quando a taxa estava em 1,48 (cada 100 pessoas contaminavam outras 148). Desde então, o índice vem diminuindo e está abaixo de 1 desde o início de julho.

“É uma amostra de que as medidas de controle que ainda adotamos a nível estadual e os municípios impõem localmente funcionam, além do aumento da vacinação, que tem melhorado todos os indicadores da pandemia. Aos poucos começamos a ver um cenário mais equilibrado e com tendência de queda”, avalia o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. “Precisamos imunizar o máximo de paranaenses e manter as regras básicas de convívio social da pandemia. Só assim, coletivamente, vamos vencer a doença”, completa.

Mais indicadores também demonstram que há uma tendência de arrefecimento da pandemia de Covid-19 no Estado. Outra plataforma que mede a taxa Rt, com dados compilados pelo Laboratório de Estatística e GeoInformação da Universidade Federal do Paraná (LEG/UFPR), mostra que, ao longo da última semana, o Paraná chegou aos menores índices desde o início da pandemia, em março de 2020.

O menor valor registrado na plataforma foi na quarta-feira (7), quando o Rt chegou a 0,50, sendo que a taxa ficou na casa dos 0,5 nos últimos dias. Nesta segunda-feira, o índice Rt estava em 0,62.

COVID: PARANÁ TAMBÉM TEM REDUÇÃO NA OCUPAÇÃO DAS UTIs

Além da taxa de transmissão diminuir, houve a redução na taxa de ocupação nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) que atendem exclusivamente pacientes com Covid-19.

Nesta segunda-feira, o índice de ocupação das UTIs do Sistema Único de Saúde (SUS) chegou a 81%, a mais baixa desde 14 de fevereiro, período em que uma nova onda da doença iniciou no Estado. Faz exatamente uma semana que essa taxa é menor que 90%.

De acordo com a Central de Regulação de Leitos da Secretaria de Estado da Saúde, o sistema hospitalar do Paraná conta com 2.011 leitos de UTI Covid adulto e pediátrica, sendo que 1.621 estão ocupados e 390 livres. Somente entre as UTI adulto, são 1.989 existentes, com 1.613 ocupadas e 376 livres.

Levando em conta todos os leitos disponíveis para os pacientes da doença, incluindo também os clínicos, a taxa de ocupação no Estado é de 63%. Dos 4.775 existentes, 2.990 estão ocupados e 1.785 livres. Já o índice de ocupação dos leitos de enfermaria está em 50% – dos 2.764 disponíveis, 1.369 estão sendo usados e 1.395 estão desocupados.

As macrorregiões Leste e Oeste têm a menor taxa de ocupação de UTIs: 79%.

A primeira reúne as Regionais de Saúde de Paranaguá, Metropolitana (Curitiba), Ponta Grossa, Irati, Guarapuava, União da Vitória e Telêmaco Borba e conta com 1.053 leitos, dos quais 223 estão livres. Na Norte (Apucarana, Londrina, Cornélio Procópio, Jacarezinho e Ivaiporã), são 315 leitos disponíveis, com 67 desocupados.

Na macrorregião Noroeste (Campo Mourão, Umuarama, Cianorte, Paranavaí e Maringá), a taxa de ocupação é de 82%; e na Oeste (Pato Branco, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Cascavel e Toledo), de 86%.

Foto: Geraldo Bubniak/ANPr

Fonte: Paraná Portal

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.