Um a cada cinco paranaenses com mais de 18 anos está vacinado contra a Covid

O governo do Paraná divulgou nesta quinta-feira (15) que um a cada cinco paranaenses com mais de 18 anos está imunizado contra a covid-19. A marca de 20% da população vacinável que recebeu a dosagem única ou as duas doses do medicamento foi alcançada, segundo mostra o Vacinômetro do SUS (Sistema Único de Saúde).

Conforme os dados, 1.746.297 de um total de 8.720.953 pessoas já completaram o ciclo vacinal no Paraná. O Ministério da Saúde ainda está finalizando os estudos para inclusão de crianças e jovens no PNI (Programa Nacional de Imunização).

“É um avanço importante e significativo, que desencadeia na melhoria de outros indicadores, como a queda no número de mortes, infectados, na taxa de transmissão e também na ocupação das UTIs. A vacina salva vidas e vai fazer com que a normalidade seja retomada. Lembrando que vacina boa é vacina no braço dos paranaenses”, diz o governador Ratinho Junior.

Além disso, ontem (14) o Paraná ultrapassou a marca de 60% do público vacinável com passagem em algum posto de saúde, o que aproxima o Paraná da marca de 80% projetada para agosto nesse indicador.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) aponta que os municípios que mais avançaram na imunização contra a covid, em números absolutos, são: Curitiba, com 303.844 pessoas, Londrina (102.078), Maringá (83.250), Cascavel (58.212) e Ponta Grossa (46.022).

Proporcionalmente ao quantitativo da população, contudo, Diamante do Norte (28,60%), Barra do Jacaré (28,57%), São Jorge D’Oeste (27,12%), Nova Laranjeiras (23,39%) e Miraselva (23,20%) são as cidades mais eficientes em relação à aplicação da segunda dose. Já Itaperuçu (8,57%), Sertanópolis (7,78%), Manoel Ribas (7,15%), Lidianópolis (7%) e Sertaneja (6,77%) se destacam na proteção com dose única, com a aplicação do imunizante da Janssen.

“Tivemos, pelos grupos de comorbidades, uma discrepância muito grande no número de doses entre municípios. Há duas ou três semanas estamos corrigindo essa proporção de maneira isonômica para que possamos chegar, no mês de agosto, à vacinação de 80% da população-alvo paranaense ao menos com uma dose”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

O calendário da vacinação contra a covid-19 feito pelo governo do Paraná prevê imunização de 100% da população adulta até setembro.

Atualmente, ainda segundo a ferramenta do SUS gerenciada pelo Ministério da Saúde, o Estado já administrou um total de 6.810.284 doses, sendo 5.063.987 primeiras doses (74,4% das aplicações), 1.484.703 segundas doses (21,8%) e 261.594 doses únicas (3,8%).

Foto: Gilson Abreu/AEN

Fonte: Paraná Portal