Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

Sindafep reforça a importância de denunciar e pensar em políticas públicas

Nesta quarta-feira, 15 de junho, o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) reforça o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A nossa entidade participa do Fórum Popular da Pessoa Idosa do Paraná e do Fórum Nacional da Pessoa Idosa, que contam com a participação do nosso presidente, Osmar de Araújo Gomes.

O Sindafep sempre apoia as políticas voltadas para as pessoas nesta faixa etária e, hoje, alerta a sociedade sobre a violência existente contra os idosos. A data serve para incentivar a descoberta de situações de maus-tratos e orientar sobre como as pessoas devem agir diante de um caso: disque 100 e mude a realidade dessa pessoa que merece todo o respeito e acolhimento. Conheça quais são os tipos de violência contra o idoso:

• Violência física: Trata de abusos e maus-tratos físicos;
  • Violência por negligência ou abandono: Quando o idoso é privado de medicamentos, cuidados de higiene e proteção contra o frio ou o calor;
  • Violência econômica: É praticada por familiares, pessoas conhecidas ou desconhecidas, que se apropriam do dinheiro e dos bens adquiridos pelo idoso;

Infelizmente, os casos de violência contra o idoso estão crescendo no Brasil. A campanha é fundamental para reverter esse quadro. Faça a sua parte, denuncie!