Nova Aurora incentiva crianças a denunciarem abuso sexual por meio de concurso de desenho

Iniciativa surgiu para combater aumento de casos no município

OUÇA ESSE CONTEÚDO:

O mês de maio é destinado à realização de campanhas para combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Por isso, o município de Nova Aurora criou o projeto 1º Concurso Cultural de Desenho - 18 de Maio, Faça Bonito, para estimular, encorajar e dar voz às crianças e adolescentes que sofrem abuso sexual. Em um período de 10 dias, mais de 200 desenhos foram inscritos no concurso e o tema foi trabalhado com cerca de 780 alunos da rede municipal de ensino.

Nos últimos anos, foram denunciados 130 casos de abuso sexual em Nova Aurora. Como ferramenta de proteção às vítimas, todos os anos, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do município cria iniciativas que incentivam as crianças e adolescentes a denunciarem a violência. “Neste ano de pandemia, nós tivemos dificuldades em pensar como iríamos trabalhar o tema com as crianças, pois os casos de abuso aumentaram com o isolamento. Por isso, foi criado o concurso cultural sobre o dia 18 de maio, para que por meio dos desenhos, eles se sentissem encorajados a denunciar”, afirmou Nadia Elizandra Sassi, Coordenadora do CRAS.

Em uma parceria com SICREDI e o SICOOB, os três melhores desenhos foram premiados. O primeiro lugar ganhou uma poupança de R$200,00, uma vaga para um curso de desenho e kits de pintura. O segundo e terceiro lugar receberam R$100,00 e um kit de pintura.

Com os desenhos, os profissionais responsáveis conseguiram identificar os abusos sofridos pelas crianças, garantindo o direito ao seu desenvolvimento de forma segura, livres do abuso e da exploração sexual.

Os bons resultados garantiram ao projeto o Troféu Prêmio Gestor Público Paraná Tema do Ano em 2021, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação, realizada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep).