Palavra do Presidente

Tempo de grandes desafios nos cenários local e nacional

Wanderci Polaquini - Presidente do SINDAFEP

Nos últimos meses, são notáveis os desafios que temos enfrentado para preservar o que nos é garantido por direito. No cenário político nacional impera um clima no qual o serviço público é visto como "ineficiente, caro, inflamado, obsoleto e corrompido". A sociedade, a partir de evidências de desvirtuamento nos altos cargos do nosso país, generaliza uma visão que é incorreta e injusta. O canto de seria entoado pelo governo através de reformas desestrurantes – algumas implementadas, outras em curso – seduzem a população à ideia de que o servidor é o culpado e deve ser responsabilizado por todos os problemas existentes.

Ao mesmo tempo, a proposta de Reforma da Previdência do governo, PEC 06/2019, representa a destruição do sistema previdenciário brasileiro, prejudicando a todos, especialmente servidores, inclusive os já aposentados e pensionistas. Outra frente é a reforma tributária, em que uma das tendências limita-se à mera "simplificação" do sistema, o que seria a perpetuação da desigualdade social no nosso País e uma grave ameaça às carreiras dos fiscos em todos os níveis.

Em âmbito regional, enfrentamos o desafio do endurecimento do Governo nas negociações, com bloqueio de promoções e pleitos de todas as categorias. A recomposição da inflação nos nossos vencimentos e aposentadorias têm sido um esforço constante. O trabalho que o Sindafep vem realizando, através do FASS, mostra que nossa articulação é legítima e deve ir adiante. Mais uma vez, somos todos chamados a assumir o protagonismo para, juntos, darmos as respostas que a categoria e a sociedade anseiam.

Wanderci Polaquini
Presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná - SINDAFEP

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.