Recadastramento de aposentados e pensionistas da ParanaPrevidência está suspenso em 2020

Medida não vale para pensionistas universitários e do auxílio reclusão, que devem atualizar os dados junto ao órgão

A ParanaPrevidência suspendeu o recadastramento de aposentados e pensionistas para o ano de 2020. Desta forma, não será necessário comparecer às unidades de atendimento para realizar a prova de vida e garantir a manutenção dos auxílios neste ano. O órgão pede também que os beneficiários mantenham os dados atualizados por meio do Programa de Atualização Cadastral Permanente (PAC-RH), assim facilitando o contato para possíveis convocações no futuro. Para pensionistas universitários e do auxílio reclusão, o recadastramento de 2020 segue mantido.

O recadastramento é realizado anualmente a partir do mês de aniversário dos aposentados e pensionistas, tendo o prazo máximo de dois meses para ser realizado. A ação é uma forma de atualizar os dados dos beneficiários, permitindo a verificação de regularidade dos benefícios, subsidiar cálculos atuariais e possibilitar maior agilidade na concessão de pensões e comunicação com beneficiários. Devido a pandemia e as medidas de restrições quanto a aglomerações, o órgão entendeu por suspender o recadastramento.

Ainda não há previsão de data de reabertura do sistema para realizar o recadastramento de 2021, sendo necessário que os beneficiários mantenham telefone e e-mail atualizados junto à ParanaPrevidência para receberem futuras convocações. Caso o aposentado ou pensionista não lembre da senha, ele pode solicitar uma nova para entrar no PAC-RH, clicando aqui.

Modificações de situação cadastral durante a pandemia, como casamentos e óbitos, devem ser comunicadas o mais breve possível ao órgão. Como o atendimento presencial está suspenso, o contato deve ser feito pelo telefone 0800-643-0037, das 10 às 17 horas.

Para acessar o Sistema PAC-RH e realizar a atualização dos dados de contato, clique aqui. Já para saber o processo de recadastramento de pensionistas universitários, veja aqui.