Ministério da Saúde vai distribuir em todo o país a Caderneta do Idoso

A partir de agora os idosos vão contar com um manual de orientações sobre saúde. É a Caderneta do Idoso, com indicações sobre cuidados e uso de medicamentos.

A caderneta vai ser usada tanto pelas equipes de saúde quanto pelos idosos, por seus familiares e cuidadores. O objetivo do Ministério da Saúde é melhorar a qualidade de vida dos idosos brasileiros e ajudar ao atendimento deles no SUS.

O documento traz uma ficha para registro das informações individuais de cada paciente pelos profissionais de saúde, como peso, altura, pressão arterial, glicemia, calendário de vacinação e sobre o uso de medicamentos. Assim, será possível montar um plano de atendimento específico e contínuo para cada idoso atendido no SUS.

A caderneta terá também campos para informações sobre agendamento de consultas e exames. E ainda tem dicas de alimentação saudável, atividade física, prevenção de quedas e saúde bucal. No final da caderneta, uma página orienta sobre os direitos da pessoa idosa, e traz uma lista de telefones úteis.

Inicialmente, serão distribuídas mais de 4,5 milhões de cadernetas da pessoa idosa. O Ministério da Saúde vai distribuir para 2.035 municípios e 14 Distritos Sanitários Indígenas.

Foto: Vitor Jordan

Fonte: Agência Brasil