Notícias

Imagem

Yoga: para ir além da atividade física

Com cada vez mais adeptos, o yoga trabalha, de forma complementar, questões relacionadas à saúde física e mental
 
A cada ano, o yoga conquista mais e mais pessoas no mundo todo. No Brasil não é diferente. Junto com uma alimentação correta e a prática de atividades físicas, a meditação como caminho para a saúde mental está entre os principais pilares da qualidade de vida.
 
Devido a ligação do yoga com o controle emocional, não é de estranhar que, durante a pandemia de coronavírus, a busca pela atividade tenha crescido bastante. É fácil entender o motivo. O yoga ajuda as pessoas a se conectarem com o momento presente, trazendo benefícios ao corpo e acalmando a mente – algo importantíssimo neste período pelo qual estamos passando.
 
Mas, afinal, o que é o yoga? É uma atividade física, é meditação, é alongamento?
 
A professora Valéria Granzotto explica que o yoga é uma filosofia prática originária da Índia antiga e possui várias interpretações, especialmente pelo olhar ocidental. Quando alguém fala em yoga, a maioria das pessoas pensa imediatamente na prática de posturas, exercícios físicos e meditação.
 
Esta definição não está errada, afinal o yoga trabalha, de forma complementar, questões relacionadas à saúde física e mental. Mas a prática vai bem além disso.
 
– O yoga não deve ser definido simplesmente como atividade física, uma vez que trata-se de um sistema amplo e milenar de conhecimentos. A palavra yoga vem do sânscrito, que é uma língua morta, e pode ser traduzida como união, integração. O yoga, em si, é um caminho de autoconhecimento – explica Valéria.
 
Assim, mesmo não visando em um primeiro momento alguns benefícios, eles ocorrem e são muitos. Há um incremento de vitalidade física, tônus muscular, flexibilidade, resistência, maior capacidade respiratória, melhoria da qualidade do sono, maior concentração, aporte de saúde e energia, maior gerenciamento emocional, mais qualidade de vida, clareza mental, administração física de estados de ansiedade e estresse, ganho de performance, além de tantos outros.
 
E ainda há outra grande vantagem: qualquer pessoa, de qualquer idade, pode praticar yoga, levando-se em consideração as condições físicas e psíquicas para o aproveitamento e entendimento da atividade.
 
– Como em qualquer prática física, se a pessoa tiver limitações motoras ou alguma disfunção biológica, pode encontrar dificuldades para a prática original. Mas existem mesclas que adaptam algumas técnicas viabilizando o acesso para uma parte do acervo técnico, o que já traz um bom desenvolvimento – explica Valéria.
 

Fonte: Globo Esporte

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.