Notícias

Imagem

Exercícios na terceira idade ajudam a viver mais e melhor: veja algumas dicas

Pessoas que não cuidam do próprio corpo acabam envelhecendo mais rápido. A boa notícia é que é possível se exercitar, inclusive sem sair de casa, com qualquer idade e de forma simples

Com certeza, você já viu pelas ruas um carro da década de 60 que parece que acabou de sair da loja. Por mais que o dono dê uma voltinha no fim de semana, ele continua com aparência de novo. E também já deve ter visto carros com cinco anos de uso que estão destruídos, não é mesmo? Assim como qualquer máquina, nosso corpo precisa ser cuidado para permanecer jovem por muito mais tempo.

Todas as pessoas precisam fazer exercício, principalmente aquelas com mais de 50 anos. Isso porque, a partir desta idade, há uma tendência muito grande de perder massa muscular e capacidade cardiovascular.

Cuidar bem do seu corpo é fundamental para ter uma longevidade saudável e, principalmente, viver com autonomia. Ou seja, poder fazer as coisas do dia a dia sem precisar de auxílio: ir ao mercado, à farmácia, tomar banho, alimentar-se, ir ao banheiro, tudo isso sem necessitar da ajuda de ninguém. Além disso, pessoas que praticam exercícios são mais felizes e menos depressivas.

As melhores alternativas de exercício são frequentar uma academia e contar com o acompanhamento de um profissional, ou contratar um personal trainer altamente especializado para atender às suas necessidades presencialmente. Quando isso não é possível por questões financeiras ou, como agora, por causa da pandemia, acompanhar um profissional de Educação Física de forma online, que explica passo a passo os exercícios, com toda a segurança, é uma alternativa.

Aurélio Alfieri, educador físico e youtuber, possui um canal com cerca de 730 mil inscritos e mais de três milhões de visualizações mensais, focado em exercícios para a terceira idade. Aurélio divide as atividades em quatro níveis, que vão desde exercícios que podem ser feitos em uma cadeira até exercícios em pé, sem apoio e um pouco mais intensos. Alguns visam aliviar dores nas costas, joelhos, ombros e pulsos, enquanto outros procuram melhorar a mobilidade e equilíbrio. E os benefícios não param por aí.

Quem faz exercício tem melhor capacidade aeróbia, mais resistência, força, tem uma postura mais elegante, tem menos dores, colesterol mais baixo, a glicose fica mais normalizada, a pressão arterial é melhor e tem menos risco de infarto – afirma o educador físico.

Para se exercitar em casa, você não precisa de equipamentos sofisticados ou caros, muito menos de um espaço específico para isso. Para melhorar a força, capacidade do pulmão e coração, equilíbrio e flexibilidade, que são as principais habilidades e capacidades físicas que pessoas na terceira idade devem desenvolver, você vai precisar de uma cadeira, um sofá, um saco de arroz de 5 kg, um cabo de vassoura e um saquinho de sal de 1 ou 2 kg. Segundo Aurélio, estes materiais simples são suficientes pra trabalhar todas as capacidades físicas.

Algumas recomendações antes de começar:

A partir dos 60 anos, procure um médico e faça um check-up, para saber se está tudo bem ou se é preciso fazer algum ajuste nos exercícios.

  • Comece de maneira gradual: se movimentar é essencial, e qualquer exercício, como uma caminhada, já faz toda a diferença.
  • Cuidado com o calçado: nada de chinelo, sandália ou calçados que escorreguem. Você pode se exercitar de tênis ou até mesmo descalço, se a atividade não tiver impacto.
  • Cuidado com a postura durante a execução dos exercícios, a coluna deve estar sempre alinhada.
  • Durante os exercícios, você não pode sentir dor. A dor é um alarme que mostra que o exercício está errado ou alguma articulação está machucada.

E então? Agora não tem mais desculpa para mudar um hábito e viver de forma mais saudável, longa e feliz. Que tal começar a se exercitar?

Fonte: Globo Esporte

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.