Notícias

Imagem

Sete dicas valiosas para manter a rotina de exercícios durante o inverno

Nada de preguiça! Com a chegada das temperaturas mais frias, seguir praticando atividade física pode trazer inúmeras vantagens. Confira algumas dicas para não perder o ritmo

Conforme os dias vão ficando mais frios, a cama parece cada vez mais quentinha? Pois é, manter uma rotina de exercícios durante o inverno pode ser um grande desafio! Mas, com essas dicas, temos certeza que você vai conseguir manter o ritmo e aproveitar todas as vantagens que esta época oferece.

Olha só alguns benefícios de praticar atividade física no inverno:

  • Menos pessoas frequentando os locais em que usualmente você se exercita. Em tempos de pandemia, isso faz toda a diferença!
  • Se suar causa desconforto para você, aproveite. Nesta época, o corpo sua bem menos.
  • É preciso mais energia para manter o corpo em equilíbrio térmico no inverno. Ou seja, se controlar a alimentação, você pode até emagrecer mais neste período!
  • Sua imunidade fica melhor e mais preparada para enfrentar os dias frios.

Mesmo com tantos benefícios, manter-se motivado exige força de vontade. Para você chegar lá, a personal trainer Daiane Luise Souza dá algumas dicas que seguramente vão fazer toda a diferença!

Alguns conselhos para ajudá-lo a manter o ritmo

Capriche no aquecimento

O aquecimento prévio é fundamental, seja no verão ou no inverno, mas, nos dias frios, é mais importante ainda. Isso porque a baixa temperatura contrai os vasos sanguíneos, e a resposta natural do corpo é uma maior contração muscular para preservar sangue em áreas importantes, aumentando o risco de lesão.

Beba bastante água

Apesar de parecer que precisamos de muito mais água em dias quentes, o inverno também exige muita hidratação. Com o ar seco, nosso corpo usa bastante água para manter a respiração, pele e órgãos vitais em equilíbrio.

Cuidado com a alimentação

No inverno, o corpo gasta mais energia pra manter a temperatura interna em equilíbrio. E como energia é sinônimo de calorias, a fome pode aumentar. Preste atenção em sua rotina alimentar.

Use um sistema de camadas de roupas

Vista-se de forma que, durante a atividade, você possa tirar gradativamente as peças conforme seu corpo esquenta. Você pode, por exemplo, começar com uma camiseta de manga longa, um colete leve, que proteja o peito e o pescoço para um conforto maior, e uma jaqueta leve que o proteja do vento frio.

Prefira tecidos sintéticos

Procure não praticar atividade física, principalmente ao ar livre, com roupas de algodão. Elas impedem que o suor seque rapidamente, deixando-o molhado por muito tempo. Roupas sintéticas têm maior capacidade de secagem rápida e troca de umidade entre o corpo e o ambiente.

Proteja-se do sol

Apesar de não aquecer tanto, o sol continua emitindo raios ultravioletas e, junto com o frio, pode agredir a sua pele. Por isso, o protetor solar também é importante no inverno.

Mantenha a motivação

Comece a preparação com antecedência, no dia anterior, deixando as roupas e materiais separados para a atividade. Trate o exercício como um compromisso. Anote na agenda e siga o planejado.

Fazer atividade física, por si só, requer um comprometimento com você e sua saúde, independente do clima. Se, mesmo com estas dicas, você tem dificuldades, pode até escolher uma atividade física nova, em que aprenda coisas diferentes e possa se motivar mais.

– Escolha uma atividade que realmente tire você da zona de conforto e seja desafiadora. Este pode ser seu motor para o inverno – afirma Daiane.

Foto: Istock Getty Images

Fonte: Globo Esporte

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.