Chegou um novo benefício para você SINDAFEP Seguros - Conheça todas as vantagens. Faça já sua cotação.

Notícias

Imagem

Projeto incentiva produtores rurais e fortalece economia de Nova Tebas

Pró Leite aumentou a renda e o aproveitamento das pastagens, incentivando também a melhora do gado com inseminações artificiais

OUÇA ESSE CONTEÚDO:




O leite e seus derivados são ricas fontes de proteínas e minerais essenciais para o ser humano, desde o nascimento até a vida adulta. Mas para que isso aconteça, é necessário que os produtores tenham condições para melhorarem a qualidade desse alimento tão importante em nossas vidas. Pensando nisso, a Prefeitura de Nova Tebas, no Norte Central do Paraná, desenvolveu o Pró Leite: Projeto de Incentivo ao Melhoramento da Produção Leiteira.

Prefeito de Nova Tebas, Clodoaldo Fernandes dos Santos, com equipe da prefeitura e produtoresDa totalidade dos produtores do município, aproximadamente 85% são agricultores familiares, os quais são responsáveis pela geração de renda e incremento na economia local. Esses produtores têm sua renda mensal gerada na agricultura e na produção de leite, que é comercializado para os laticínios da região. Diante da importância da cadeia leiteira para a economia municipal e ciente das possibilidades de incremento na produção, a prefeitura buscou parcerias para fomentar a área leiteira.

Por meio de levantamentos referentes às condições e tamanho das áreas que são destinadas para a produção de leite, iniciou-se uma série de intervenções e ajustes nas propriedades dos produtores participantes. Entre os problemas identificados estavam: falta de planejamento para a produção de alimentos para os animais, aumentando os custos de produção; propriedades com alto índice de vacas secas (sem produção); baixa média de produção por animal; animais com pouca aptidão para produção de leite; áreas de pastagens extensas com poucos animais; e necessidade de melhorar a qualidade do produto para receber um melhor preço por litro de leite.

Em cada um dos casos, os produtores são orientados sobre como agir em determinada situação. O município ainda disponibiliza incentivo para a inseminação artificial por meio do custeio do nitrogênio para armazenamento do sêmem utilizado na propriedade. A prática aumenta a qualidade genética dos animais, resultando no crescimento da produção leiteira. Para melhorar os índices de confirmação de gestação das vacas, o município adquiriu um aparelho de ultrassom veterinário, utilizado nas propriedades.

Entre os benefícios trazidos pelo Pró Leite estão o aumento na produção de leite por animal, trazendo mais renda aos produtores; melhor aproveitamento das pastagens; e diminuição nas requisições de atendimento clínico por parte dos produtores aos técnicos do projeto. Os bons resultados garantiram o Troféu Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2020, uma das premiações mais importantes do segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação, realizada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep).

Comente esta notícia

código captcha