Chegou um novo benefício para você SINDAFEP Seguros - Conheça todas as vantagens. Faça já sua cotação.

Notícias

Imagem

Contato com a natureza faz bem para a saúde física e mental

Atividades ao ar livre atraem cada vez mais pessoas, de todas as idades e perfis, trazendo inúmeros benefícios para a saúde e a qualidade de vida

Você já parou para pensar quanto tempo por dia nós passamos em frente a uma tela de computador, de celular ou da televisão? Não é pouco, principalmente em tempos de home office. Entre outras coisas, isso significa que estamos com o campo de visão sempre focado em algo a cerca de um metro de nossos olhos.

Agora, imagine mudar esta situação e passar a enxergar coisas que estão a 20 km, 40 km, talvez até mais… Tudo isso acompanhado por ar puro, luz do sol e paisagens estimulantes.

É notório que ficar mais próximo da natureza só traz benefícios para a sua qualidade de vida, fortalecendo as capacidades físicas e, principalmente, mentais. Estar perto de locais arborizados, com fauna e flora preservadas, nos coloca em movimento e diminui os níveis de estresse. Tudo isso, claro, aumenta a disposição para nos exercitarmos, trazendo uma dose extra de motivação, bem-estar e alegria.

Dennis Julian, jornalista e guia de turismo, pode comprovar todos estes benefícios em seu dia a dia profissional. Sua empresa trabalha com um público de 10 a 80 anos, oferecendo experiências repletas de atrativos naturais, como trilhas em montanhas, praias e cachoeiras, remadas em caiaques, turismo de aventura e passeios de bicicleta.

Sua vivência mostra que, entre tantas vantagens, fugir da rotina e viver novas experiências são alguns dos principais motivos pelos quais as pessoas buscam este contato com a natureza.

Segundo Dennis, é possível perceber claramente as mudanças que estar próximo à natureza trazem para a qualidade de vida das pessoas que participam de suas excursões.

– As mudanças começam pela autovalorização, autoestima e novas descobertas, avançando para a parte física, com o fortalecimento, mudança de hábitos e melhora na alimentação. Temos exemplos de pessoas depressivas, que fazem uso de medicamentos e descobrem, na atividade ao ar livre, elementos que alteram a parte química de seu corpo, como a serotonina, a adrenalina e a dopamina.

Como você pode ver, o contato com a natureza estimula uma série de bons hábitos em cadeia, muitas vezes mudando para sempre a vida das pessoas. E foi-se o tempo em que algo assim era reservado somente para exploradores com anos de estrada.

Hoje em dia, há diversas empresas que oferecem este tipo de turismo, para todos os públicos, dos mais experientes aos aventureiros de primeira viagem. Ou seja: contanto que você possua um mínimo condicionamento físico, pode começar a se aventurar em nossa região e descobrir todas as maravilhas naturais que ela oferece.

Mas, atenção: a natureza também pode trazer alguns riscos. Por isso, principalmente se você é iniciante, vale a pena seguir algumas dicas de Dennis:

  • Procure um guia profissional. Além de zelar por sua segurança, que é o mais importante, ele está pronto para levá-lo para conhecer lugares novos.
  • Informe-se sobre que roupa usar, qual o melhor calçado e o que levar de lanche, por exemplo.
  • Certifique-se de que o guia tenha todas as capacidades para exercer tal atividade. A primeira é saber se ele possui certificação no Ministério do Turismo (Cadastur), se tem certificação de primeiros socorros e, principalmente, se conhece bem a região.
  • Verifique se a atividade conta com o suporte de um Seguro Atividade (Seguro de Vida).

Viu só? Há muitas formas de mudar um hábito, que podem levá-lo a lugares incríveis, novas novas amizades e, o mais importante, uma vida mais saudável e feliz.

Fonte: Globo Esporte

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha