Chegou um novo benefício para você SINDAFEP Seguros - Conheça todas as vantagens. Faça já sua cotação.

Exercícios de respiração para quem teve Covid-19

Fisioterapeuta ensina exercícios de respiração para quem se recuperou da Covid-19. Confira!

Assim como a doença em si, as sequelas e marcas que a Covid-19 podem deixar ainda estão sendo estudadas. Pesquisas apontam, porém, para a Síndrome pós-Covid: uma série de “sintomas” que têm surgido entre pacientes que contraíram a doença de forma leve ou grave.

Entre alguns dos sintomas já percebidos estão dores de cabeça frequentes, ausência de paladar e olfato por tempo prolongado, lapsos de memória, transtornos mentais, entre outros.

• Exercícios de respiração

Para ter uma recuperação mais assertiva, principalmente no que diz respeito à respiração, a fisioterapeuta Tatiele Karine Cavalheiro, que atua no Centro APS da Unimed Paraná, ensina uma série de exercícios focados na respiração para os pacientes que já tiveram Covid-19. Confira:

Exercícios de respiração para serem realizados três vezes ao dia:

1. Expiração no copo com água

Execução: Sente em uma cadeira confortável, segure o copo com uma das mãos e o canudo com a outra. Puxe o ar pelo nariz, profundamente enchendo o peito e solte o ar pelo canudo lentamente, fazendo bolhas na água.

2. Encher o balão

Execução: Sente em uma cadeira e segure o balão com as duas mãos. Encha os pulmões, puxando o ar pelo nariz profundamente e sopre todo o ar pra dentro do balão.

3. Encher o saco plástico

Execução: Sente em um cadeira e segure o saco plástico com as duas mãos, encha os pulmões pelo nariz profundamente e sopre todo o ar para dentro do saco plástico, até que encha por completo.

4. Expiração com freno labial

Execução: Sente-se em uma cadeira, encha os pulmões pelo nariz profundamente e solte o ar mantendo os lábios encostados, com o objetivo de bloquear ligeiramente a passagem do ar.

• Exercícios realizados uma vez ao dia:

5. Ponte associada à respiração

Execução: Deite de barriga para cima, apoie a mão ao lado do corpo, e os pés no chão, puxe o ar pelo nariz profundamente, solte o ar pela boca lentamente e, ao mesmo tempo, eleve seu quadril em direção ao teto, esvaziado os pulmões. Puxe o ar novamente pelo nariz e solte pela boca, e vá descendo o corpo lentamente.

6. Mobilização da caixa torácica em rotação

Execução: Deite de lado, dobre levemente o quadril e os joelhos, entrelace os dedos atrás do pescoço, puxe o ar pelo nariz profundamente e gire o tronco soltando o ar pela boca e olhando pra cima.

7. Expansão da caixa torácica em rotação e extensão

Execução: Deite de barriga pra baixo, e coloque uma das mãos atrás da cabeça. Puxe o ar pelo nariz profundamente, girando o tronco, como se quisesse olhar para trás, solte o ar pela boca lentamente e olhe para o chão novamente.

8. Respiração diafragmática com peso

Execução: Deite de barriga pra cima, coloque um peso sobre o abdômen, puxe o ar pelo nariz profundamente empurrando o peso com a barriga em direção o teto, solte o ar lentamente pela boca.

9. Sentando sobre os calcanhares

Execução: Fique de joelhos com as mãos apoiadas no chão, puxe o ar pelo nariz profundamente, solte o ar pela boca e sente sobre os calcanhares, tentando encostar o peito nas coxas.

10. Flexo extensão da coluna vertebral

Execução: Fique de joelhos com as mãos apoiadas no chão, puxe o ar pelo nariz profundamente, solte o ar pela boca lentamente, encolha a barriga, trazendo o queixo no peito, e contraindo glúteos. Puxe o ar novamente abrindo o peito, olhando pra cima e jogando o quadril pra trás.

11. Expansão da caixa torácica

Execução: Sente-se no chão confortavelmente, com as mãos apoiadas atrás do tronco, puxe o ar pelo nariz inclinando o tronco para trás e abrindo o peito ao máximo, volte lentamente soltando o ar pela boca.

12. Expiração com freno de oclusão dental

Execução: Sente-se em uma cadeira, encha os pulmões de ar pelo nariz profundamente, solte o ar mantendo os dentes encostados, com se estivesse sorrindo, bloqueando ligeiramente a passagem do ar.

13. Expiração com compressão das costelas inferiores utilizando toalha

Execução: Sente em uma cadeira e passe a toalha ao redor do corpo ou um pouco acima da cintura (costelas inferiores), puxe o ar pelo nariz profundamente, e em seguida solte todo o ar pela boca, puxando a toalha para comprimir as costelas, apertando a cintura.

14. Mobilização da região apical do tórax

Execução: Sente-se em uma cadeira, apoie as mãos sobre o peito, puxe o ar pelo nariz profundamente, subindo ao máximo as mãos em direção ao queixo, solte o ar pela boca lentamente.

15. Expiração com compressão das costelas inferiores

Execução: Sente-se em uma cadeira e apoie as mãos sobre as costelas inferiores acima da cintura, puxe o ar pelo nariz profundamente e solte pela boca apertando as costelas como se fosse encostar uma mão na outra.

16. Rotação de tronco associado à respiração

Execução: Sente-se em um cadeira e apoie as mãos cruzadas sobre os ombros, puxe o ar pelo nariz profundamente e solte o ar pela boca, rodando o corpo para um dos lados. Puxe o ar novamente, solte e gire para o outro lado.

17. Puxando a corda

Execução: Sente-se em uma cadeira, puxe o ar pelo nariz e estique um braço, como se quisesse alcançar uma corda e solte o ar pela boca. Puxe o ar novamente e faça com o outro braço.

18. Exercício de espreguiçar

Execução: Sente-se em uma cadeira e entrelace os dedos da mãos, puxe o ar pelo nariz elevando os braços e enchendo os pulmões. Solte o ar lentamente pela boca descendo os braços.

19. Expansão torácica com extensão de tronco

Execução: Sente-se em uma cadeira e apoie as mãos na região lombar, puxe o ar pelo nariz profundamente e incline o corpo para trás abrindo o peito. Solte o ar lentamente e volte para a posição inicial.

20. Rotação dos ombros

Execução: Sente-se em uma cadeira e gire os ombros para frente e para trás, puxando o ar pelo nariz ao subir e soltando pela boca ao descer, faça os movimentos lentamente.

Fonte: Unimed Paraná