Caminhar, correr, pedalar, pular corda ou nadar: exercícios aeróbicos ajudam o corpo todo

Exercícios aeróbicos provocam o aumento dos batimentos cardíacos e, consequentemente, a oxigenação dos músculos, além de ser um parceiro na perda de peso. E muitos deles podem ser feitos em casa!

Se você está pensando em mudar um hábito ou já tomou esta decisão e acabou de entrar no mundo da atividade física, deve ter ouvido falar bastante em exercício aeróbico. Mas você sabe exatamente o que isso significa, e quais são os seus benefícios?

A personal trainer Adriana Trela Ize explica que exercícios aeróbicos são todos aqueles em que o oxigênio é o principal fator envolvido. Ou seja, atividades que provocam o aumento dos batimentos cardíacos e, consequentemente, a oxigenação dos músculos. Alguns exemplos são caminhar, correr, pedalar, pular corda ou nadar.

Já as atividades que não são aeróbicas são chamadas de anaeróbicas. São exercícios que trabalham com o aumento da resistência e da força muscular, deixando o corpo mais forte. Eles também são super importantes, pois ajudam a prevenir osteoporose e lesões musculares. Entre estas atividades estão a musculação, pilates e exercícios resistidos com peso.

Os benefícios da atividade aeróbica são inúmeros, começando pela melhora da capacidade cardiorrespiratória. Os pulmões ficam mais fortes e o coração também se fortalece, pois, com o aumento da frequência cardíaca, ele precisa se esforçar mais, ficando mais resistente e bombeando o sangue com mais facilidade para o corpo todo.

Além disso, nosso corpo precisa queimar gordura pra ter energia. Isso quer dizer que os exercícios aeróbicos também ajudam na perda de peso, quando aliados, claro, a uma alimentação adequada. E vale lembrar que os exercícios aeróbicos também liberam hormônios que são responsáveis por sensações de prazer, felicidade e alegria.

Se você gostou e não vê a hora de mudar um hábito para poder aproveitar tudo isso, veja primeiro algumas dicas que Adriana dá para quem está começando:

• Inicie devagar, respeitando as suas limitações. É muito importante começar gradualmente, para o seu corpo acostumar-se aos poucos com a prática da atividade.
  • No caso de corrida ou caminhada, é bom usar um calçado adequado, pois estas atividades têm bastante impacto. Para saber mais, confira o post que fizemos especialmente sobre este assunto.
  • Escolha uma vestimenta de fácil transpiração e que deixe o corpo livre para executar os movimentos.
  • Não esqueça de manter-se hidratado e bem alimentado. Uma alimentação saudável será essencial para fornecer energia para a atividade aeróbica.
  • Se você está pensando em alta performance aeróbica, o ideal é fazer exames clínicos, para conferir primeiramente como está a sua saúde.

E o melhor de tudo é que você não precisa esperar as coisas se normalizarem para começar a se exercitar. É possível fazer diversas atividades aeróbicas em casa, com muitos resultados positivos para a sua saúde e para o seu corpo.

– Você pode pular corda, fazer corridas estacionárias sem sair do lugar, subir escadas ou mesmo subir e descer um degrau. Polichinelos são excelentes exercícios aeróbicos, pois mexem com o corpo todo – diz Adriana.

E então, o que você está esperando para começar?

Foto: Getty Images

Fonte: Globo Esporte