Notícias

Imagem

8 benefícios que a psicoterapia pode trazer para sua vida

Estresse, dificuldades comportamentais e pensamentos deprimidos são sinais de que você precisa de um tratamento psicoterápico

Enfrentar grandes mudanças, conflitos internos e situações estressantes nunca é fácil. Além de afetar nossa saúde mental e emocional, esses problemas podem comprometer o bem-estar e, consequentemente, o bom funcionamento do organismo. Nessas horas, a melhor saída é procurar ajuda, e a psicoterapia pode ser a solução.

Infelizmente, o mito de que a terapia é indicada apenas para quem possui alguma patologia psíquica acaba afastando as pessoas do tratamento. Sendo que, na realidade, a psicoterapia também funciona para solucionar questões comportamentais e emocionais que causam mal-estar e prejudicam a vida do indivíduo, como ansiedade, compulsão, fobia etc.

A terapia é um espaço de acolhimento e escuta, sem nenhum tipo de julgamento, cujo objetivo é identificar o que está impedindo o indivíduo de ter uma vida mais plena e feliz. Por isso, os benefícios da psicoterapia são intensos e influenciam significativamente o bem-estar de quem faz o tratamento. Entre eles, podemos citar:

  • Redução de estresse;
  • Resiliência;
  • Autoconhecimento;
  • Melhora da autoestima;
  • Melhora de medos e fobias;
  • Redução de sentimentos deprimidos;
  • Melhora na comunicação interpessoal;
  • Superação de traumas emocionais.

Principais tipos de psicoterapia

Apesar de promover bem-estar psíquico, emocional e comportamental ser a base da psicoterapia, o tratamento é bastante amplo, com diversas linhas terapêuticas. Entre as principais estão:

Psicanálise - essa abordagem traz à tona e trata emoções e experiências reprimidas no subconsciente, resolvendo tanto os sintomas quanto a causa do problema, facilitando, assim, o processo de melhora do paciente.

Psicoterapia analítica - também chamada de análise junguiana, esse tipo de psicoterapia é mais focada no universo simbólico, analisando os sonhos e a comunicação entre o consciente e o inconsciente. A linha analítica também considera que o meio externo pode ter influência nas tendências de comportamento do indivíduo.

Psicoterapia Lacaniana - nessa técnica, o paciente, durante a sessão, costuma falar sobre as coisas que o incomodam no dia a dia, praticamente sem interferência do psicoterapeuta - que adota uma postura mais de escuta, ficando atento às entrelinhas.

Psicoterapia cognitiva comportamental - o objetivo dessa linha é identificar e substituir comportamentos de autossabotagem, ou seja, quando o indivíduo está prejudicando o seu próprio bem-estar. Essa psicoterapia também facilita o aprendizado de novas habilidades sociais.

Terapia interpessoal - esse é um tratamento de curto prazo, focado em solucionar problemas interpessoais que estão afetando a rotina, como lutos não vivenciados, mudanças sociais e profissionais, conflitos e etc. A abordagem interpessoal também ajuda a criar formas saudáveis de expressar as emoções e se comunicar.

Como funciona na prática?

Cada psicoterapeuta segue uma abordagem diferente, mas o formato da consulta, de modo geral, é bem parecido. Elas podem ser feitas individualmente ou em grupo, com duração média de 30 a 50 minutos.

E existem dois jeitos de realizar a psicoterapia: presencialmente ou à distância. O primeiro é o mais tradicional, no consultório. Já o segundo ganhou ainda mais espaço na pandemia e com o isolamento social.

Na terapia online, o atendimento é feito por meio de uma videochamada ou mesmo uma ligação telefônica. O tempo e a eficácia das sessões online são equivalentes ao presencial, a diferença é que você pode ser atendido em casa ou onde estiver.

Se essa for a sua escolha, entretanto, lembre-se de reservar um momento do seu dia para a terapia e faça a consulta em um ambiente tranquilo, onde possa conversar com o profissional que vai te atender sem ser interrompido.

Em ambos os formatos, porém, para que o tratamento evolua e as dificuldades e questões levantadas durante a sessão sejam tratadas de forma efetiva, é preciso existir uma relação saudável e de confiança entre paciente e terapeuta. Por isso, é muito importante escolher um profissional que tenha uma abordagem terapêutica que o deixe confortável.

Foto: Freepik

Fonte: Minha Vida

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.