Arrecadação do Paraná aumenta R$ 1,2 bilhão nos primeiros 4 meses de 2021

Trabalho desempenhado pelos Auditores Fiscais é fundamental para que os impostos pagos pela população cheguem aos cofres públicos

A economia do Paraná apresentou sinais de melhora nos quatro primeiros meses de 2021. A arrecadação teve um acréscimo de R$ 1,2 bilhões em comparação ao mesmo período do ano passado. A informação foi repassada pelo secretário da Fazenda, Renê Garcia Júnior, em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Apesar de positivo, o valor ainda não é suficiente para fazer frente ao rombo previsto inicialmente - de R$ 6,5 bilhões.

Foram arrecadados R$ 15,9 bilhões entre janeiro e abril, cerca de 7% a mais do que no primeiro quadrimestre do ano passado. A projeção da Lei Orçamentária Anual (LDO) estimava que o Estado teria um déficit de R$ 6,5 bi em 2021. Ou seja, caso as previsões de arrecadação se mantenham, ainda restariam 4,3 bilhões de reais faltando em caixa no final do ano.

A preocupação foi externada pelo secretário durante a audiência. “É um resultado positivo significativo, que reduz a pressão no orçamento, mas não elimina a necessidade de suplementação de despesas obrigatórias, atualmente estimadas em R$ 6,5 bilhões”, afirmou. “Não sabemos como a economia se comportará nos próximos quadrimestres. A variante indiana do vírus chegou ao Brasil e as autoridades já acenam com novas medidas restritivas”, destacou Garcia Júnior.

Outro dado apresentado envolveu a diminuição das despesas correntes, em que estão inseridos os gastos com pessoal e com prédios públicos, por exemplo. Foram R$ 13,1 bilhões, ante R$ 12,8 bi em 2020, o que representa uma queda de 4% em valores corrigidos. Uma das explicações para isso pode ser o fato de que muitos servidores estão em home office, pleito que o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) tem requerido junto à Secretaria da Fazenda aos Auditores Fiscais.

Os resultados positivos são fruto do trabalho desenvolvido pelos Auditores, que organizam e planejam a administração tributária, fiscalizam o pagamento de impostos e combatem a sonegação fiscal, refletindo diretamente na vida do cidadão. Um deles são os investimentos feitos pelo Estado, que praticamente seguiram o mesmo patamar do ano passado. Foram investidos entre janeiro e abril de 2021 R$ 729 milhões — 17 milhões a menos que no mesmo período de 2020.

Para o vice-presidente do Sindafep, Carlos Alberto Stadler, o trabalho dos Auditores Fiscais, somado à vacinação em massa, são a chave para a plena retomada econômica. “Esses dados refletem o compromisso dos nossos colegas com um Paraná mais justo e com uma economia sólida. Esperamos que a vacinação avance o mais breve possível, resultando no progresso econômico e social”, afirma Stadler.

Com informações da Sefa