Notícias

Imagem

Exercícios para começar aos 60 anos

É sempre tempo de cuidar da sua saúde e deixar o sedentarismo no passado. O que você está esperando para começar?

Vamos combinar uma coisa? Uma frase que você vai eliminar agora da sua vida, neste mesmo instante, é “já estou velho para isso”. Imediatamente após tomar esta atitude, um novo mundo se abrirá, repleto de possibilidades.

Ainda há muitos anos pela frente e, se você deseja aproveitá-los da melhor maneira, começar agora a cuidar melhor da sua saúde, com certeza, será um super investimento em você mesmo.

Esta mudança de hábito passa pela alimentação, hidratação, sono, entre tantos outros aspectos do dia a dia que podem ser adequados para proporcionar mais qualidade de vida. E, claro, não podemos esquecer da atividade física. Afinal, os malefícios do sedentarismo podem trazer inúmeros prejuízos para você, como explicamos aqui.

A maior parte dos exercícios físicos, se não todos, pode ser praticado por pessoas de todas as idades. Mas alguns deles, em especial, costumam ser os queridinhos da turma acima dos 60.

Conheça alguns deles e depois conte pra gente, aqui nos comentários, qual é o que tem tudo a ver com você!

1. Caminhada e corrida

Uma das opções mais fáceis de se praticar. Não é preciso ir a uma academia nem investir em equipamentos caros. Basta vontade de começar e alguns equipamentos básicos, como um bom tênis e roupas adequadas.

Além disso, a caminhada e a corrida são atividades que podem ser feitas a qualquer momento do dia, sozinho ou acompanhado, na rua, em um parque ou na natureza.

2. Ciclismo

Como não causa impacto nas articulações, pedalar é uma excelente maneira de se exercitar, independentemente da sua idade. O ciclismo traz diversos benefícios para o coração, pulmões e a pressão arterial, além de promover a socialização com um grupo grande de praticantes.

Com uma bicicleta, é possível conhecer lugares bonitos, passar mais tempo ao ar livre e, de quebra, contribuir para um mundo com menos poluição e desperdício de recursos.

3. Tênis

Um dos esportes mais praticados do mundo, o tênis exige técnica, estratégia, concentração, agilidade e raciocínio rápido. Outro ponto muito legal é que a atividade é bastante conhecida por promover a socialização, algo fundamental para um envelhecimento saudável.

E se você acha que o tênis não é para você, pois trata-se de um esporte para as elites, saiba que esta ideia é um mito. Hoje há quadras públicas e uma infinidade de equipamentos com custos acessíveis no mercado.

4. Hidroginástica

O exercício realizado em piscinas pode ser um grande aliado para a capacidade funcional e independência dos idosos, melhorando a realização de movimentos do dia a dia, como sentar, levantar e caminhar.

Como a água retira todo o impacto da atividade, a hidroginástica é uma atividade que não oferece nenhum risco de lesões. Ainda, trata-se de uma divertida maneira de socializar e se exercitar.

5. Pilates

O Pilates trabalha a conexão entre a mente e o corpo, com o objetivo de melhorar a consciência corporal e trazer diversos benefícios para a sua saúde, tanto física quanto mental.

Por trabalhar bastante a concentração, respiração e músculos do core, responsáveis pela sustentação e equilíbrio, a atividade é especialmente valiosa para idosos, já que este conjunto de técnicas pode ajudar a evitar quedas e fraturas.

Foto: rawpixel.com

Fonte: Globo Esporte

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.