Notícias

Imagem

Projeto reajusta taxa de lixo e possibilita construção de Ecoponto em Nova Esperança

Regularização do imposto fez com que houvesse maior adimplência no pagamento da taxa, usada para o gerenciamento dos resíduos sólidos domiciliares

OUÇA ESSE CONTEÚDO:

 



O gerenciamento de resíduos sólidos domiciliares, mais conhecido como “taxa de coleta de lixo", serve para subsidiar a utilização de serviços públicos, como: coleta, transporte, reciclagem, tratamento e destinação final ambientalmente correta dos resíduos produzidos nas residências. Buscando melhorar o serviço e aumentar a arrecadação, o município de Nova Esperança, no Norte Central, desenvolveu o projeto Regularização da Taxa de Lixo, que permitiu a construção do Ecoponto.

Prefeito de Nova Esperança, Moacir Olivatti, foi contemplado com o Certificado de Reconhecimento pelo projeto de Regularização da Taxa de LixoNova Esperança gera atualmente cerca de 6.700 toneladas de resíduos sólidos domiciliares por ano, o equivalente a 559 toneladas por mês. Antes do projeto, apenas 52% da população pagava a taxa de lixo de forma correta, prejudicando a arrecadação municipal e criando um déficit nas contas públicas. Com a implementação da iniciativa, a adimplência no pagamento da taxa chegou a 96%.

A regularização também garantiu alguns benefícios para a cidade, entre eles a construção do Ecoponto, um local de entrega voluntária para coleta de itens não mais utilizados; maior frequência do caminhão da coleta passando nas ruas; e também a aquisição de novos veículos.

A prefeitura realizou campanhas de conscientização para que a população entendesse a necessidade de aumentar a taxa, conscientizando sobre a sua importância e como isso seria revertido em melhorias e serviços para todos os moradores. Uma lei foi aprovada pela Câmara de Vereadores e a nova taxa de lixo passou a ser cobrada na conta de água, após a prefeitura fechar convênio com a Sanepar. Agora, o serviço que antes dava déficit já é autossuficiente financeiramente. 

Os bons resultados garantiram a Nova Esperança o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2020, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação, realizada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep).

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.