Fazenda divulga vídeos explicativos sobre a modernização da gestão fiscal do Estado

A Secretaria da Fazenda e a Receita Estadual do Paraná iniciaram nesta quarta-feira (15) a divulgação da série de vídeos explicativos sobre o Projeto de Modernização da Gestão Fiscal do Estado (Profisco II). Os vídeos serão divulgados em formato audiovisual, semanalmente, pelo canal do Youtube da Secretaria da Fazenda, com as apresentações dos projetos que já estão sendo implementados no âmbito da Pasta e que terão reflexo na administração pública do Estado. O primeiro vídeo já está disponível.

O Programa de Modernização vai contribuir para a sustentabilidade da gestão fiscal e da administração financeira e do gasto público, atendendo às diretrizes estratégicas estaduais. Vários processos serão revisados e novas plataformas tecnológicas estão sendo agregadas ao controle tributário para gerar mais dados que embasarão políticas públicas nesta área.

“Com essa ação de transparência vamos detalhar alguns projetos que já estão em desenvolvimento no fisco. É um novo avanço na modernização da gestão fiscal e administrativa no setor público”, afirmou o secretário da Fazenda, Renê Garcia Junior.

PARCERIA - Os projetos de modernização fazendária estão sendo realizados em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O programa prevê investimento de aproximadamente R$ 280 milhões (US$ 55 milhões), sendo R$ 255 milhões (US$ 50 milhões) contratados junto ao banco, com prazo de amortização de 25 anos e carência de cinco anos e meio; e R$ 25,5 milhões (US$ 5 milhões) de contrapartida por parte do Governo do Estado.

O PROGRAMA - Em setembro de 2020, o governador Carlos Massa Ratinho Junior e o secretário da Fazenda, Renê Garcia Junior, assinaram o contrato de financiamento que formaliza a adesão ao Projeto de Modernização da Gestão Fiscal do Estado do Paraná II (Profisco II). O projeto inclui a execução compartilhada com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Controladoria-Geral do Estado (CGE) e as secretarias da Administração e da Previdência e do Planejamento e Projetos Estruturantes, além da integração com sistemas de outros poderes.

Fonte: SEFA