Notícias

Imagem

Expectativa é que concurso público para Auditor Fiscal aconteça em 2022

Último concurso para a carreira foi realizado em 2012

A realização de concursos públicos para Auditores Fiscais foi um dos temas debatidos, no último dia 03, em audiência pública (online), realizada pela Secretaria de Estado da Fazenda, em parceria com a Escola Fazendária do Paraná. Na ocasião, foi apresentado o Projeto de Lei Orçamentária Anual 2022 (PLOA), com a previsão de gastos e investimentos para o próximo ano. Para aqueles que desejam adentrar à carreira de Auditoria no Estado do Paraná, as notícias são boas: a expectativa é que o concurso aconteça no próximo ano.

O diretor-geral da Secretaria da Fazenda, Eduardo Castro, destacou a importância da realização de um novo concurso, visto que o último aconteceu em 2012. “Há cerca de um ano e meio, nós tivemos um contingente grande de aposentadorias em praticamente todas as carreiras. E no âmbito da Secretaria da Fazenda, talvez, mais ainda. O último concurso dos Auditores Fiscais foi em 2012 e antes disso na década de 90. Boa parte dos profissionais estão se aposentando, por isso existe uma margem para estudar a realização de concurso. Está dentro dos planos da 
Secretaria”, afirmou. 

O Secretário da Fazenda, Renê Garcia Júnior, afirma que na medida que os profissionais vão se aposentando, é necessária a realização da contratação, por meio de concursos, de novos servidores públicos. “A programação é para que realmente seja feito um concurso e que possa atender esta necessidade de termos novos Auditores Fiscais. A secretaria também está desenvolvendo uma série de programas que estão modernizando o trabalho de fiscalização dos Auditores e deixando o sistema mais eficiente. Mas, ainda assim, existe a necessidade de realizarmos novos concursos”, concluiu. 

Entenda o que faz um Auditor Fiscal:

Os Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná são servidores públicos responsáveis pela fiscalização dos tributos estaduais, como o ICMS que é o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação; o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA); ITCMD que é um Imposto Estadual devido por toda pessoa física ou jurídica que receber bens ou direitos como herança (em virtude da morte do antigo proprietário) ou como doação.

Os profissionais também são responsáveis por garantir recursos para o Paraná investir em setores, como: infraestrutura, segurança, educação e saúde. Serviços que impactam diariamente a vida de toda a população e agregam desenvolvimento ao Estado.


 

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.