Notícias

Imagem

Sindafep incentiva a realização de exames para prevenir o câncer de próstata

Mês de novembro é dedicado à disseminação de informações sobre a doença 

Você sabia que a cada ano, mais de 65 mil homens desenvolvem o câncer de próstata no Brasil? As estimativas são do Instituto Nacional de Câncer (Inca) com base em indicadores nacionais de saúde.

O exame de toque pode ser realizado anualmente a partir dos 50 anos para a população em geral, e deve ser iniciado aos 45 anos para homens que fazem parte do grupo de risco, especialmente aqueles que contam com histórico familiar da doença.

SINTOMAS 

  • Micção frequente;
  • Fluxo urinário fraco ou interrompido;
  • Vontade de urinar frequentemente à noite (Nictúria);
  • Sangue na urina ou no sêmen;
  • Disfunção erétil;
  • Dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos se a doença se disseminou;
  • Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.

FATORES DE RISCO 

  • Idade: o risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada 10 homens diagnosticados com câncer de próstata, 9 têm mais de 55 anos.
  • Histórico de câncer na família: homens cujo pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco.
  • Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) incentiva que todos os Auditores Fiscais se cuidem e façam o exame. 

Para o presidente da entidade, Osmar de Araújo Gomes, é necessário apoiar a causa e levar informação para a população, pois infelizmente, ainda existe muito preconceito em relação aos exames de próstata. 

“O Sindafep está sempre apoiando causas sociais, campanhas como o outubro rosa e o novembro azul. É extremamente necessário que os homens deixem o preconceito de lado e cuidem da sua saúde. Por isso, deixo aqui o meu pedido aos Auditores Fiscais, façam o exame. O diagnóstico precoce salva vidas", afirmou. 


O Sindafep apoia esta causa! 
 

Categorias:

Comentários

  • João Chiarelli Salgado

    11 de novembro de 2021

    Apesar de ser um mal frequente em nós, homes de maior idade, muitos de nós descuidam e não fazem os exames necessários que podem salvar vida. Parabéns pela matéria elucidativa que também é um incentivo a ser considerado.

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.