Notícias

Imagem

Cleto Tamanini: Um Auditor de sonhos

Cleto Tamanini nasceu no dia 27 de julho de 1948. Natural do município de Salete, no Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina. De família italiana, sempre foi um apaixonado pela Itália, falava do país europeu com muito orgulho e admiração. Cleto foi um grande sonhador, determinado, nunca desistiu das suas metas e lutava até alcançá-las. 

Tamanini teve uma carreira profissional de dar inveja em muitas pessoas: Assumiu cargos importantes e fez muito pela política paranaense. Mas, antes de iniciar sua vida profissional, Cleto foi seminarista.

Formado em Letras, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), e em Filosofia, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR),defensor das causas e movimentos educacionais, atuou como professor, diretor escolar e foi fundador da página de Educação, no site Gazeta do Povo, sendo o redator das primeiras 99 edições.

Cleto passou no primeiro concurso de Auditores Fiscais do Paraná,  em 1980, e sua luta pela categoria começou a partir desta data. O Auditor sempre foi atuante na área sindical. Antigamente, muitas assembleias eram realizadas e ele sempre esteve presente em todas, nunca perdeu uma reunião. Sempre lutou pela classe. 

Em 2010, foi nomeado Diretor da Coordenação da Receita Estadual do Paraná e junto com o Sindafep, Deputado Reni Pereira, Giancarlo Torres e tantos outros colegas teve participação fundamental em um direito conquistado pela categoria. O mês de setembro de 2010 ficou marcado pela conquista de um antigo anseio dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná. O, então, governador do estado do Paraná, Orlando Pessuti, sancionou a Lei Complementar nº 131/2010, que reestruturou a carreira da categoria.

O documento foi aprovado em primeira e em segunda votação, na Assembleia Legislativa do Paraná, com o voto unânime dos mais de quarenta deputados presentes na ocasião. A nova lei substituiu a Lei  Complementar (LC) 92/2002, que teve um artigo contestado judicialmente, sendo necessária a revisão de seus termos. A aprovação de um novo texto elevou o nível da remuneração dos Auditores Fiscais ao de Procuradores do Estado e outras carreiras jurídicas do Executivo, pela primeira vez na história após a Constituição de 1988, garantindo respeito e dignidade à categoria.

Nilce  de Oliveira Nascentes  é Auditora Fiscal, trabalhou ao lado de Cleto ocupando a gerência da Esat- Escola de Administração Tributária-  e relembra a data. “Essa foi uma importante conquista  para a categoria que contou com a participação da verve política de um diretor que somou esforços, juntamente com o Sindafep, para que tudo isso fosse possível”, afirma. 

Em Guarapuava, ele também teve papel fundamental para o desenvolvimento do município. Foi fundador da Associação dos Funcionários Fiscais de Guarapuava (Affisguar), em 4 de fevereiro de 1986. Político notório, Tamanini lutou no antigo MDB contra a ditadura, fundou o Partido Democrático Trabalhista (PDT), em Guarapuava, e legislou na Câmara Municipal entre os anos de 2013 e 2016, em um mandato pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC).

Mas nem só de política vivia Cleto Tamanini. Ele também era um apaixonado por esportes, principalmente pelo futebol amador. O amigo e parceiro de trabalho Fernades dos Santos relembra momentos descontraídos de Cleto. “Ele era um apaixonado por esportes. Tinha a mesma garra e determinação com a qual defendia as causas da categoria. Defendia a equipe em que participava nas Fiscalíadas com bravura. Até mesmo nos esportes em que não tinha tanta habilidade”, lembra. 

O presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), Osmar de Araújo Gomes, também relembra a história do companheiro de Fisco: “O Cleto tem uma grande história. Uma história digna de orgulho para o Fisco do Paraná, lutou por grandes causas e com certeza sempre será lembrado por isso”, concluiu. 

Cleto teve um AVC isquêmico no dia 27 de julho, quando estava em Guaratuba-PR e foi internado em Paranaguá-PR. Depois de 29 dias internado, não resistiu e faleceu às 20h do dia 24 de agosto. Deixa os filhos Lenira, Lilian, Mônica, Gisele, Cleto Jr, Iuri, Nicolas, Estela e um legado imenso para o Fisco paranaense. 

Homenagens a Cleto Tamanini

"Cleto era uma pessoa muito sábia, estudiosa, e com certeza deu sua contribuição ao Legislativo. Naturalmente tínhamos nossas diferenças políticas, mas reconheço sua importância como legislador, empresário, servidor público e cidadão de Guarapuava. Certamente construiu a sua história e deixou a sua marca." - Vereador João Napoleão.

“Cleto foi um defensor incansável da classe fiscal que aliou rigoroso saber técnico à destacada habilidade política. Um líder cujo exemplo inspira a todos nós da Febrafite para continuarmos firmes na busca da valorização do Fisco e de um país mais justo para todos. Sentiremos falta de sua atuação marcante nos congressos, assembleias e demais ações da Federação.” - Presidente da Febrafite, Rodrigo Spada.

“Cleto é a história que ele construiu. Um ser determinado, que marcou e transformou a história do Fisco do Paraná. Podemos dividir a história do Fisco antes de 2010 e depois de 2010.” - Fernades Santos. 




 

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.