Sindafep Seguros

Notícias

Imagem

Projeto tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da higiene bucal

O trabalho desenvolvido em Reserva, resultou no retorno de 70% dos pacientes para uma consulta preventiva

OUÇA ESSE CONTEÚDO:

 

 

Quando o assunto é saúde bucal, a maioria das pessoas sabe o que deve ser feito: o uso do fio dental, escovação após as refeições e visita periódica ao dentista. Essas ações devem ser prioridade para quem se preocupa com a integridade dos dentes e da gengiva. No entanto, algumas faixas etárias não dão a atenção necessária quando o assunto é a saúde da boca, principalmente crianças e idosos. 

O projeto “Duas Visões Extremas da Saúde Bucal”, lançado em 2017 pela Secretaria de Saúde do município de Reserva, na região de Ponta Grossa, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da higiene bucal e do acompanhamento odontológico em crianças de até 24 meses e também em idosos.

A iniciativa surgiu quando a equipe de saúde do município identificou certa negligência, por parte dos familiares e dos próprios idosos, aos cuidados com a saúde bucal. Para assegurar mais saúde às crianças, o projeto aposta na conscientização dos pais sobre a importância da higienização adequada e das consultas odontológicas periódicas. Além disso, a iniciativa busca estimular desde cedo os hábitos de higiene bucal entre as crianças do município. 

Entre os idosos, a situação é um pouco mais complexa, já que grande parte das pessoas dessa faixa etária hesitam em se consultar com um dentista. Com esse público, a abordagem é diferenciada, com foco na autoestima e na desconstrução de estigmas. 

O trabalho resultou no retorno de 70% dos pacientes para uma consulta preventiva e melhoria na higiene bucal, tanto dos idosos quanto dos bebês.

Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) 2018, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação, realizada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep). 

Comente esta notícia

código captcha