Notícias

Imagem

Paraná tem mais de 500 profissionais de saúde afastados do trabalho por causa da Covid-19

Foto: Ari Dias/AEN

Algumas cidades precisaram reorganizar atendimentos de saúde por causa do alto número de afastamentos. Mais de 1,2 mil trabalhadores morreram desde o início da pandemia.

O Paraná tem 568 profissionais de saúde afastados do trabalho por causa da Covid-19, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Em algumas cidades, o alto número de afastamentos fez com que as prefeituras alterassem o atendimento de saúde.

Desde o começo da pandemia, de acordo com a Sesa, 1.230 profissionais de saúde morreram por causa da doença. Ao todo, 32.920 testaram positivo para o novo coronavírus.

Em Sarandi, no norte do Paraná, a situação crítica fez com que a prefeitura fizesse um apelo para que os moradores procurassem as unidades de saúde apenas em casos de extrema necessidade.

O secretário de Saúde de Sarandi, Márcio Manoel de Souza, disse que consultas que estavam agendadas também precisaram ser canceladas. A medida foi adotada para que não sobrecarregar o atendimento.

"Na nossa UPA, tivemos 15 servidores afastados. Chegamos a ter em um plantão de 12 horas uma única enfermeira para atender a demanda", afirmou.

Já em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, a gestão municipal suspendeu o funcionamento de 17 unidades de saúde e centralizou os atendimentos de Covid-19 em um ginásio.

O município informou ainda que o novo espaço foi criado por causa do aumento no número de pessoas procurando por atendimento com síndromes gripais.

 

Fonte: G1

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.