Notícias

Imagem

Não jogue fora: aprenda a fazer leite de semente de melão

Na hora de consumir o melão, as sementes normalmente são descartadas. Isso ocorre porque muitas pessoas não conhecem as propriedades desse alimento e como seus benefícios podem ser usufruídos.

Entretanto, a partir delas, é possível preparar um leite vegetal sustentável, que funciona como alternativa nutritiva e barata para veganos, vegetarianos, intolerantes à lactose e alérgicos à proteína do leite de vaca.

Segundo especialistas, o leite de semente de melão tem alto teor de proteínas e minerais, como ferro, fósforo, potássio e magnésio. As sementes da fruta também apresentam uma alta concentração de ativos antioxidantes, como flavonóides, carotenóides, compostos fenólicos e fibras com efeito prebiótico - substâncias que auxiliam na proteção das células contra os efeitos dos radicais livres produzidos pelo organismo.

O consumo dessa bebida está diretamente relacionado a uma rotina alimentar saudável, já que as sementes possuem um excelente valor nutricional agregado. Ademais, entre os principais motivos de aproveitar as sementes de melão, a médica nutricionista Bruna Nogueira esclarece que seu consumo contribui na redução do desperdício de alimentos, já que há menor produção de lixo. 

"Além disso, o uso desse alimento reforça o cuidado com o meio ambiente por auxiliar na redução do consumo de leite de vaca, que, assim como outros produtos de origem animal, gera prejuízo ambiental exacerbado", ressalta a especialista do departamento científico da E4 Agência.

Como consumir leite de semente de melão

Assim como outros leites vegetais, o leite de semente de melão tem um sabor suave e uma textura mais encorpada, sendo uma excelente alternativa vegetal ao leite de vaca. Segundo Bruna Nogueira, ele pode ser consumido puro ou misturado com café, cacau em pó, frutas liofilizadas (em pó) ou batido com frutas in natura, em vitaminas e smoothies.

A nutricionista também ressalta que a bebida pode substituir o leite de vaca em preparações como bolos, panquecas, muffins e tortas - provando toda a versatilidade deste produto.

Benefícios do leite de semente de melão
Até o presente momento, não existem estudos que relacionem o consumo do leite de semente de melão como benéfico à saúde. Porém, de acordo com a nutricionista Bruna Nogueira, o consumo diário da bebida pode estar relacionado a algumas funções essenciais do organismo, levando em consideração sua composição nutricional, e dentro de um contexto de alimentação equilibrada e estilo de vida saudável.

Alguns desses benefícios são:

Auxílio no combate ao estresse oxidativo, associado ao envelhecimento precoce e ao desencadeamento de diferentes doenças, como obesidade
Auxílio no controle da pressão arterial, em razão da presença de magnésio e potássio
Auxílio no equilíbrio do índice glicêmico, devido a presença de proteínas, gorduras e fibras, prevenindo doenças como diabetes.

Como fazer leite de semente de melão
O preparo do leite vegetal é super simples e prático. Com pouquíssimos ingredientes, ele leva somente alguns minutos para ficar pronto. Veja o passo a passo ensinado pela nutricionista Bruna Nogueira:

Ingredientes
250ml de água
Sementes de 1 melão
Modo de preparo
Com o auxílio de uma colher, retire todas as sementes do melão. Lave-as bem, retirando todos os resíduos da fruta e deixando as sementes bem limpas. Deixe escorrer a água.

Em um liquidificador ou processador, adicione a água e as sementes limpas. Deixe bater por cerca de 2 minutos. Com uma peneira bem fina ou coador de voal, coe o leite em um bowl e, então, transfira para uma garrafa de vidro, para armazenar na geladeira.

Dica da nutricionista: o resíduo das sementes de melão que ficou retido na peneira ou no voal pode ser seco no forno e usado para enriquecer nutricionalmente diferentes receitas. Ou ainda, pode ser colocado em cima de frutas.

       

Fonte: Minha Vida

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.