Notícias

Imagem

Receitas com farinha de arroz: 10 opções para nutrir a dieta

A farinha é um ingrediente que está presente no cardápio do brasileiro de diversas formas, chave para a produção de pães, massas, bolos e diversas outras receitas. Nos últimos anos, as inúmeras variações da tradicional farinha de trigo vêm ganhando cada vez mais espaço, tidas como essenciais para garantir o equilíbrio da dieta - e a mais utilizada atualmente é a farinha de arroz.

Conhecida por não conter glúten, essa variação é feita a partir da moagem do arroz branco ou integral, de modo que ela mantém seus nutrientes. É rica em proteínas, fibras e vitaminas do complexo B, atuando na prevenção de diversas doenças e auxiliando no bom funcionamento do organismo.

Vale ressaltar que ela pode ser encontrada na versão integral que, por não passar pelo processo de refinamento, contém uma quantidade maior e mais concentrada de magnésio e fibras, o que pode ajudar na redução dos níveis de colesterol e a melhorar as taxas de açúcar no sangue.

Incrível, não acha? Pensando em todos esses benefícios, o Minha Vida separou 10 receitas super criativas para fugir um pouco da rotina e inovar o cardápio. Vem conferir!

Pão de abacate
Doce, saudável e rico em gorduras boas, o pão de abacate é uma opção excelente para quem quer variar a rotina, mas ainda está pegando firme na dieta. Sem glúten, a receita é enriquecida pelas propriedades do abacate, uma fruta que aumenta a sensação de saciedade e ainda favorece o equilíbrio das taxas de colesterol. Perfeito para aquele lanchinho da tarde!

Muffin nutritivo de maçã
Popular entre crianças e adultos, o muffin de maçã é rico em nutrientes, pois conta com ingredientes saudáveis e benéficos à saúde, como a aveia, a maçã e a própria farinha de arroz. É o lanche ideal para saborear na escola, na faculdade ou no trabalho - além de super fácil de preparar, o muffin só leva 30 minutos para ficar pronto!

Ravioli de chia com abóbora
Para os fãs de massas, a receita vegana de ravioli de chia é super leve, rica em nutrientes e, em função da enorme quantidade de fibras da abóbora, ela promove maior saciedade e ajuda a perder peso. A chia, em especial, possui grandes quantidades de ômega-3 em sua composição, de modo que ajuda a proteger o organismo de doenças cardiovasculares. Demais, né?

Biscoito de aveia com inhame
Para essa receita, a farinha de arroz perde seu protagonismo para outro ingrediente tão saudável quanto: o inhame. Ótima fonte de carboidratos e fibras, o inhame é benéfico ao corpo de inúmeras formas e, a partir de seu bagaço, ele pode ter muita utilidade em receitas. O biscoito de aveia com inhame é simples de fazer, leva ingredientes limpos e sua receita e ainda rende 30 unidades. É para toda a família!

Torta suflê de manga
Está pensando em diversificar a dieta e não sabe por onde começar? Além de criativa, a torta suflê de manga reúne ingredientes como óleo de coco, casca de laranja e biomassa de banana verde - uma combinação mega nutritiva de vitamina E, cálcio e fibras para aproveitar depois da refeição.

Bolinho de arroz assado
Ideal para ser servido no lanche da tarde, jantar ou até como petisco, o bolinho de arroz assado é um prato delicioso e prático de preparar, e uma ótima opção para aproveitar o resto de arroz que sobrou na panela após a refeição. Os ingredientes são simples, saudáveis e ele é preparado em pouco tempo. Que tal?

Bolo de canela fit
Receita inspirada na novela "A Dona do Pedaço", o bolo de canela foi adaptado para uma versão mais saudável, contém zero açúcar e fica delicioso! A canela possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam a relaxar os vasos sanguíneos, além de diversos outros benefícios.

Beijinho de milho
Muito querido entre crianças, o beijinho de milho é aquele doce que não precisamos esperar pelas festas juninas para desfrutar. Nessa alternativa, ele é feito a partir de milho e leite vegetal de coco, ricos em minerais e vitaminas do complexo B, e xilitol, que contém baixo teor calórico e não eleva o nível de glicemia no corpo. Aprenda o passo a passo e não deixe de preparar em casa!

Waffle salgado de abobrinha
Seja para o café da manhã ou lanche da tarde, o waffle é sempre uma boa opção de receita. Embora seja consumido frequentemente de forma doce, ele também pode ser salgado. Junto da abobrinha, ele se torna uma excelente fonte de carotenoides, vitamina C, A e minerais como zinco e cálcio. E o melhor: a receita possui poucas calorias, perfeita para aproveitar na dieta!

Panqueca de inhame
Já deu para perceber que o inhame e a farinha de arroz combinam perfeitamente, não é? Nessa receita de panqueca, que rende 12 unidades, a massa pode ser enriquecida com sementes de linhaça e chia, e recheada de vegetais como espinafre, cenoura e tofu, proporcionando um almoço completo!

Fonte: Minha Vida

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.