Projeto “Passaporte para o Futuro e Jovem Aprendiz” auxilia jovens de Sarandi na busca pelo primeiro emprego

A iniciativa oferece qualificação profissional para adolescentes

OUÇA ESSE CONTEÚDO:

Entre os meses de agosto e setembro de 2021, cerca de 30 jovens que fazem parte do projeto Passaporte para o Futuro e Jovem Aprendiz conseguiram emprego em empresas parceiras do programa. A iniciativa, que foi desenvolvida pelo município de Sarandi, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, oferece qualificação profissional para cerca de 140 jovens e adolescentes, na faixa etária de 15 a 22 anos, que residem em áreas de vulnerabilidade e risco social e que, por consequência, têm menos oportunidades de ingressar no mercado de trabalho.

Para participar do projeto, os candidatos precisam fazer uma prova e uma entrevista psicossocial. Depois de aprovados, os adolescentes participam semanalmente de capacitações para ingressar no mercado de trabalho. Além disso, o acompanhamento desses jovens é feito periodicamente na escola de ensino regular, nas atividades práticas desenvolvidas em empresas, nas provas teóricas junto ao SENAI/CMT Maringá e também no relacionamento e convívio com a família.

O projeto possui acompanhamento técnico de psicólogo, assistente social, psicopedagoga, coordenador administrativo, auxiliar administrativo e serviços gerais.

Os bons resultados garantiram ao projeto o Trofeú Prêmio Gestor Público Paraná 2021, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação, realizada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep).