Notícias

Imagem

Com projeto desenvolvido pelo município de Nova Esperança, resíduos sólidos viram adubo orgânico

Composto produzido é doado para cerca de 200 produtores rurais

OUÇA ESSE CONTEÚDO:


 

 

Por meio do projeto Compostagem no Jardim Botânico Municipal, criado em 2020 pela cidade de Nova Esperança, o composto orgânico que antes ia para o lixo, hoje vira adubo orgânico e é doado para pequenos produtores hortifrutigranjeiros do município, atendendo cerca de 200 propriedades rurais. 

Os garis de Nova Esperança recolhem uma quantidade excessiva de galhos, folhas e gramas, por isso, foi preciso buscar uma alternativa para a reutilização desses compostos. Com a iniciativa Compostagem no Jardim Botânico Municipal, os resíduos foram transformados em adubo para hortas comunitárias, praças, canteiros, escolas e também foram doados a pequenos produtores hortifrutigranjeiros.

Os resíduos são recolhidos do perímetro urbano da cidade e transportados para o Jardim Botânico Municipal, local escolhido para desenvolver o processo de compostagem, que consiste na trituração, armazenagem e umedecimento das folhas e galhos. Em um período de um a dois meses, o composto orgânico está pronto para utilização. 

Os agricultores que recebem o adubo são acompanhados pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que disponibiliza um técnico para assistir e orientar os produtores sobre a melhor utilização do composto orgânico. 

Os bons resultados garantiram ao projeto o Certificado de Reconhecimento do Prêmio Gestor Público Paraná 2021, uma das premiações mais importantes desse segmento no país. Saiba mais sobre essa iniciativa no Banco de Projetos da premiação, realizada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep). 

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.