Diretoria do Sindafep e Auditores Fiscais do Paraná participam do 19º Conafisco

Evento organizado pela Fenafisco reuniu servidores fiscais tributários de todo o Brasil

O Vice-Presidente Sindical do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), Carlos Alberto Stadler, e o Vice-Presidente de Administração, Carlos Alberto Stella, participaram do 19º Congresso Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Conafisco) e do 8º Encontro Nacional de Aposentados, Aposentandos e Pensionistas do Fisco Estadual e Distrital (Enape). Servidores fiscais tributários de todo o Brasil prestigiaram o evento na Costa do Sauípe Resort, na Bahia, que teve como tema “Por um país menos desigual”. O congresso contou com palestras, debates, torneios desportivos e várias outras atividades.

"Foi muito edificante participar no sentido de que o Conafisco trouxe diversas palestras e trabalhos para acrescentar à classe fiscal. Palestras como essas trazem para os Auditores o engrandecimento, visto que são assuntos comuns e pertinentes para todos os estados filiados à Fenafisco. Além disso, tívemos as palestras do 8º ENAPE, que contou com temas diversificados. Sem contar os momentos muito prazerosos na festa de encerramento, onde tivemos um jantar dançante, a noite de talentos e a premiação dos sindicatos que disputaram o torneio esportivo. Como estive presente em praticamente todas as reuniões de 2020 a 2022, como conselheiro da Fenafisco, fiz grandes amigos. Os quais, nesse momento, pude revê-los, dar boas risadas e tratar de assuntos pertinentes a todos nós. É muito prazeroso sempre estar presente nesses Congressos. Portanto, parabéns a Fenafisco!", comentou Carlos Alberto Stadler.

Cerimônia de Abertura
Ademir Furlanetto, Chefe de Gabinete da Receita EstadualA abertura do Congresso contou com a presença de diversos parlamentares, economistas, secretários de Fazenda e convidados. Representando a Administração Central da Receita Estadual do Paraná, estava presente Ademir Furlanetto, Chefe de Gabinete.

Essa foi a oportunidade de todos discutirem temas afetos às categorias do Fisco, que irão fomentar o debate de pautas da agenda nacional e da sociedade brasileira, como o fortalecimento do serviço público, a Reforma Tributária e a justiça social.

“O movimento sindical tem que ter um compromisso irrenunciável com a questão social, lutando por melhores condições de vida e de trabalho para todos. O sindicalismo do setor público tem a obrigação de defender mais recursos para saúde, educação e lutar por um país melhor”, Charles Alcantara defendeu a importância do sindicalismo na cerimônia de abertura.

Auditores Fiscais do Paraná são homenageados no evento
Carlos Alberto Stella conquistou o 1º lugar no tênis

Entre os dias 7 e 9 de novembro, como parte da programação de socialização do 19º Conafisco, a Fenafisco promoveu o 9° Torneio Desportivo e a 9° Noite de Talentos, atividades tradicionais do evento. Durante a cerimônia de encerramento, os vencedores de todas as modalidades foram premiados com troféus e medalhas.

José Américo Silva Pinto recebeu homenagemO Auditor Fiscal Wanderci Polaquini, Vice-Presidente Sindical eleito para a gestão 2023/2025, conquistou o 1º lugar na noite de talentos, na modalidade de “cantores solo ou grupo acompanhados por seus próprios instrumentos”. No torneio esportivo, Carlos Alberto Stella, Vice-Presidente de Administração, conquistou o troféu de 1º lugar no tênis. O Auditor Fiscal José Américo Silva Pinto recebeu uma homenagem como Congressista Aposentado Recentemente.

Posse da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da Fenafisco
A solenidade de posse dos titulares e suplentes da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da Fenafisco marcou o encerramento do 19º Congresso Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Conafisco). A cerimônia foi prestigiada por centenas de convidados, congressistas e dirigentes sindicais. Confira o discurso do presidente eleito para a próxima gestão, Francelino Valença.

"A nova composição da Fenafisco é fruto de um amplo acordo, envolvendo quase todas as lideranças das entidades sindicais estaduais que quiseram e puderam participar. Somos a materialização dos anseios de muitas mentes, de intensos debates e de um processo que buscou contemplar, na medida do possível, o equilíbrio entre as diversas correntes. Nesse democrático espaço sindical, a divergência de opiniões é um poderoso ingrediente. Diria até fundamental para a elaboração de novas teses, muitas delas, que ao longo do tempo têm se transformado nas nossas principais bandeiras, a exemplo da Reforma Tributária Solidária que alcançou corações e mentes, trazendo à baila temas de extrema relevância para a sociedade brasileira que a muito estavam, propositalmente, esquecidos. [...] É importante destacar, o aumento da participação da mulher na composição da nova diretoria que, em breve, trará novos frutos, como o encontro das mulheres que pretendemos realizar. [...] Gostaria ainda de agradecer os votos recebidos e finalizar com as palavras de Milton Santos: 'A força da alienação vem dessa fragilidade dos indivíduos, quando apenas conseguem identificar o que os separa e não o que os une'."

Veja as fotos dessa notícia