Vice-presidentes do Sindafep passam a integrar os conselhos Fiscal e de Administração da Paranaprevidência

Agenor Carvalho Dias e Wanderci Polaquini foram nomeados em outubro pelo Governo do Estado

Os vice-presidentes Sindical, Wanderci Polaquini, e de Finanças, Agenor Carvalho Dias, do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), foram nomeados pelo Governo do Estado para integrarem os conselhos de Administração e Fiscal da Paranaprevidência, respectivamente. O documento foi publicado no Diário Oficial no dia 19 de outubro.

Wanderci foi eleito pelas entidades sindicais representativas dos servidores públicos estaduais e será membro titular no Conselho de Administração, com suplência de Luiz Tadeu Grossi Fernandes, presidente do Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (Sindicontas-PR).

“Essa é uma conquista para todos os filiados do Sindafep. Demonstra a relevância que temos no cenário sindical paranaense e a confiança das outras entidades em nós para bem representá-los na Paranaprevidência”, afirmou Wanderci, que também é vice-presidente da Pública Central do Servidor. “Já temos reuniões agendadas no Conselho e manteremos nossos filiados informados sobre as ações que serão tomadas”, conclui.

O Conselho de Administração é um órgão de gerenciamento, normatização e deliberação superior, composto por um presidente, dez conselheiros efetivos e cinco suplentes. Eles são escolhidos entre pessoas com formação superior e com capacidade reconhecida nas áreas de administração, direito, economia, engenharia, finanças, medicina ou seguridade. O presidente deste conselho é o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.

Já Agenor foi escolhido para o Conselho Fiscal como representante dos aposentados e pensionistas do Estado. “É importante o Sindafep participar deste órgão porque nós temos a expertise técnica. Ali temos três fundos: o financeiro, militar e de previdência, este último um fundo de capitalização, que responde por um terço dos pagamentos de pensões e aposentadorias, mas que no futuro tende a representar a totalidade do pagamento”, explicou Agenor.

“É importante ter uma visão técnica de como está sendo a capitalização e a condução da administração desse fundo, para possibilitar que ele venha a atender as demandas do futuro, que é a segurança da aposentadoria e pensões daqueles que ainda estão na ativa ou daqueles que já são aposentados e pensionistas. Esse fundo tem que ser seguro e nós, como auditores, temos muito a contribuir para isso”, complementou.

O Conselho Fiscal atua como órgão de fiscalização e controle interno, e também é composto por um presidente, seis conselheiros efetivos e três suplentes, todos com formação de nível superior, qualificação contábil ou econômica e experiência na área ou em outra afim. O presidente deste conselho é o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona.

Clique aqui para ler o decreto de nomeação dos vice-presidentes do Sindafep nos conselhos da Paranaprevidência.