Notícias

Gestores públicos destacam a importância do PGP-PR para o desenvolvimento de políticas para os municípios

59 municípios inscreveram iniciativas, sendo que 26 deles foram contemplados

O Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) revelou os vencedores da 11ª edição, que teve como tema “Moradia Sustentável - Realizando Sonhos e Preservando o Ambiente”, no último dia 31 de outubro, após meses de trabalhos que envolveram a inscrição de projetos pelos municípios, avaliações de auditores fiscais, comitê técnico e comissão julgadora, esta última a que define os vencedores em cada categoria. A premiação é realizada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep).

O coordenador-geral do PGP-PR, Laerzio Chiesorin Júnior, afirmou que a 11ª edição teve um excelente nível de projetos inscritos, demonstrando o comprometimento da gestão pública com as suas populações locais. “Temos visto que as cidades têm investido em inovação, em flexibilidade de pensamento e de atuação, e isso tem sido bom para os munícipes e ótimo para o nosso prêmio, pois ele permite que conheçamos iniciativas diferentes”, celebrou Laerzio. “Muitos prefeitos e gestores nos abordam já perguntando sobre qual será o tema do PGP-PR para criarem ou reforçarem projetos na área escolhida, então isso demonstra a relevância da nossa premiação no dia a dia das administrações municipais”, diz o coordenador.

Dos 186 projetos homologados, 41 foram premiados. Neste ano, 59 municípios inscreveram iniciativas, sendo que 26 deles foram contemplados. A prefeita de Rio Branco do Sul, Karime Fayad, levou um dos troféus de Melhor do Ano pelo projeto “Kit Moradia: Porta de Acesso a Direitos”. “Esse é um projeto de assistência social e habitação, da nossa política habitacional. Nós entregamos um módulo residencial de 15 m² para famílias que estão desabrigadas ou em risco iminente. Nós damos a casa, ajudamos a construir em madeira tratada, com esquadrias, banheiro em alvenaria, com todos os acabamentos. Já entregamos 65 unidades, melhorando a vida de dezenas de famílias”, explicou Karime.

“Para nós a importância do prêmio é gigantesca. Antigamente a cidade não tinha certidões negativas, com muitas dívidas, não honrava seus compromissos, e agora estamos mudando a história do município, levando um prêmio desse porte para nossa cidade, que tanto merece. É motivo de alegria para o nosso povo”, complementou a prefeita.

Já o prefeito de Rio Negro, James Karson Valério, levou o outro troféu Melhor do Ano pela iniciativa “Capacita Rio Negro”. “Nosso projeto tem várias parcerias com entidades como o Senai, Sesi, Sesc, que visam capacitar os nossos alunos e as pessoas indicadas pelas secretarias de Assistência Social e Indústria e Comércio, visando agregar as pessoas para que elas permaneçam no município, diminuindo o êxodo para outras regiões”, destacou Valério.

“Ser contemplado pelo PGP-PR demonstra que as nossas equipes das  secretarias de Assistência Social e Indústria e Comércio estão realizando um projeto inovador que congrega pessoas, agrega conhecimento e, acima de tudo, permite o desenvolvimento do município e do nosso Paraná”, reforçou o prefeito.

O secretário de Urbanismo e Habitação de Maringá, Estevão Palmieri, levou para a cidade o troféu Tema do Ano pelo projeto “ProZEIS”. “O troféu vem confirmar que o nosso programa está fazendo a diferença na vida das pessoas, e abre as portas para todo o Estado, as cidades de pequeno, médio e grande porte estarem aprendendo com ele e a gente poder aprender também. Proporciona a troca de ideias sobre os desafios das cidades e nos dá fôlego para seguirmos nesse caminho e pensarmos em cada vez mais políticas públicas para melhorarmos a vida das pessoas”, destacou.

A Prefeitura de Toledo recebeu três prêmios na edição de 2023. “Nós recebemos esses prêmios com tamanha importância pois, no aspecto de colaboração para melhorar o país, podemos oferecer os nossos saberes para outras cidades, mas também podemos aprender com elas. Então participar e ter a satisfação de sermos premiados, além do banco de projetos que existe, é efetivamente melhorar os municípios”, enfatiza o prefeito de Toledo, Beto Lunitti. Os projetos premiados foram “Central de Libras” (troféu Assistência Social), “Aluno Conectado” (troféu Tecnologia e Inovação na Administração Pública) e “Parque das Águas” (Certificado de Reconhecimento).

“O Sindafep acerta em realizar essa premiação, com temas relevantes e importantes, e os municípios podem, com isso, do ponto de vista local e territorial, mostrar a capacidade do gestor, mostrando para população que existem coisas boas e que são reconhecidas por instituições independentes”, finaliza o prefeito.

Para o presidente do Sindafep, Fernades dos Santos, a premiação é uma oportunidade de colaborar com a população paranaense. “Nós entendemos que esta é uma excelente oportunidade de reconhecermos o trabalho feito pelas administrações municipais, seja os prefeitos, secretários e suas equipes, que promovem excelentes trabalhos e que muitas vezes não chegam ao conhecimento da população. Nosso objetivo é fazer com que essas ações sejam conhecidas e disponibilizadas para que outras cidades possam replicar”, ressaltou Fernades.

TEMA 2024 — A 12ª edição do PGP-PR já foi lançada, que terá como tema “Educação Fiscal e Cidadania”, com o objetivo de estabelecer uma nova consciência sobre o papel de cada indivíduo em relação à coletividade. A premiação irá buscar iniciativas que levem os cidadãos a adquirir uma nova consciência e uma maior responsabilidade social, como contribuintes, usuários dos serviços públicos e fiscalizadores de sua oferta, custo e qualidade.

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.