Notícias

Sindafep participa do lançamento do Siafic, que passará a executar as finanças do Estado

Evento ocorreu nesta terça-feira, mesmo dia em que a Receita Estadual comemora 170 anos

A diretoria do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) participou, nesta terça-feira (19), do evento de lançamento do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic), realizando no Canal da Música, em Curitiba. A partir de janeiro, o novo sistema passará a executar as finanças do Estado, em substituição ao Sistema Integrado de Finanças Públicas (Siaf).

Participaram do evento o presidente do Sindafep, Fernades dos Santos, o vice-presidente Jurídico, Lindolfo Timm, e o vice-presidente de Aposentados e Pensionistas, Osmar de Araújo Gomes. O lançamento ocorreu no mesmo dia em que a Receita Estadual do Paraná completou 170 anos de criação, sendo o órgão mais antigo do poder público do Estado.

O Siafic faz parte do Projeto de Modernização da Gestão Fiscal (Profisco II), sendo uma ferramenta complementar de transparência, que irá aprimorar a qualidade da aplicação dos recursos públicos, além de atender o modelo criado pelo Governo Federal, que regulamenta o disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

O principal objetivo do Siafic é a integração entre diversos módulos e sistemas da administração pública. Ele também proporciona novas funcionalidades para avaliar a utilização de verbas e incorporar a certificação digital aos processos internos.

Durante este ano, órgãos do Governo do Estado e dos poderes Legislativo, Judiciário, Tribunal de Contas, Ministério Público e Defensoria Pública já trabalhavam com o Siafic em questões ligadas à Lei de Diretrizes Orçamentárias. Também em 2023, ao menos 1.400 servidores foram capacitados pela Secretaria da Fazenda para operarem o novo sistema.

Fernades destaca o trabalho feito pela Secretaria da Fazenda e o Fisco paranaense para o desenvolvimento e implementação do Siafic. “Esse sistema de gestão das contas públicas do Paraná é um dos mais modernos do País. Foram investidos mais de R$ 50 milhões em um trabalho desenvolvido pela Sefa com muita dedicação e brilhantismo, para que em dois anos fosse possível transformar esse grande projeto em realidade”, afirma o presidente do Sindafep.

“Os auditores fiscais do Paraná parabenizam a equipe da Sefa, em especial os agentes fazendários, que sabemos que não mediram esforços, junto a auditores e o corpo técnico da pasta, para colocarem o Estado do Paraná na vanguarda dos sistemas de gestão financeira do Brasil”, complementa Fernades.

O secretário da Fazenda, Renê Garcia Junior, conta os preparativos para a migração do sistema, que já está ocorrendo. “Nós montamos inclusive uma sala de situação, de onde poderemos acompanhar em tempo real toda a migração dos dados para o novo sistema para resolver todo e qualquer eventual problema que venha a surgir neste período de transição”, enfatizou o secretário.

Para a diretora-geral da Secretaria da Fazenda, Marcia do Valle, foi fundamental a integração entre os diversos setores e poderes e o empenho das equipes técnicas que trabalharam no desenvolvimento do sistema para chegar até o lançamento. “É um momento para reconhecer e valorizar as equipes técnicas, não só da Fazenda, mas de todas as secretarias. Não fosse o comprometimento e a dedicação dessas pessoas, essa realização não teria sido possível”, afirmou.

Também participaram do evento os secretários Eduardo Pimentel (Cidades), Luciana Casagrande Pereira (Cultura), Marcio Nunes (Turismo), Santin Roveda (Justiça e Cidadania), Marcelo Rangel (Inovação, Modernização e Transformação Digital), Aldo Bona (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Ricardo Barros (Indústria, Comércio e Serviços); a chefe de Gabinete da Secretaria da Fazenda, Priscila Aguiar; o diretor adjunto da Receita Estadual, Renato Milanese; o procurador-geral de Justiça do Paraná, Gilberto Giacoia; e o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Luiz Fernando Keppen.

Com informações da AEN

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha

O Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDAFEP. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDAFEP bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.